Home Destaques

Leonardo Mendes deixa a Ferroviária e acerta ida para o Palmeiras

Treinador se despediu do clube na tarde desta segunda-feira e aceitou proposta de comandar as categorias de base Verdão

517
Técnico Leonardo Mendes durante a partida entre Ferroviária e Rondoniense pela Copinha - Crédito: Tiago Pavini / Ferroviária

Leonardo Mendes não faz mais parte da Ferroviária. O treinador se despediu de funcionários e diretores do clube na tarde desta segunda-feira e aceitou proposta para comandar as categorias de base do Palmeiras. A informação foi dada pela CBN Araraquara e confirmada pelo Portal RCIA.

Ele deixa a Locomotiva logo após a saída do diretor das categorias de base, Marcelo Teixeira, do coordenador, Rafael Fernandes e também do treinador do Sub-17, Alexandre Lemos, que acertou ida para o Juventude-RS.

Com a eminente venda da Ferroviária para a cervejaria Estrella Galicia, o clube deve passar por uma reestruturação no seu departamento das categorias de base.

Nascido em Araraquara, Leonardo Mendes, de 41 anos, se destacou comandando a equipe de futsal feminino da Tradição/Fundesport. Em 2015, aceitou o desafio de substituir Douglas Onça e assumiu a equipe das Guerreiras Grenás, sagrando-se campeão do primeiro título da Libertadores Feminina.

Já no ano seguinte, assumiu a função de treinador da categorias Sub-20 do time masculino da Locomotiva, sendo importante para o desenvolvimento dos jogadores mais jovens e ajudando na transição para o elenco profissional.

Em 2018, chegou a ficar no Sub-20 e também de auxiliar-técnico de PC de Oliveira durante a disputa do Brasileiro da Série D. Dois anos depois, chegou a comandar a equipe principal interinamente no mesmo torneio em três oportunidades, obtendo duas vitórias e uma derrota.

Recentemente, levou a equipe Sub-20 até a semifinal do Paulista da categoria, caindo justamente para o Palmeiras nas disputas por pênaltis.

Na Copinha deste ano, acabou sendo eliminado para o Santos, também nas disputas por pênaltis, após empatarem por 0 a 0, na Fonte Luminosa, pela terceira fase.

Em sua formação, Léo Mendes é graduado em Educação Física e pós-graduado em Treinamento Desportivo. Possui cursos na Universidade do Futebol, a Licença B de treinador da CBF e a Licença A da ATFA (Asociación de Técnicos del Futból Argentino).