Atualizado às 20h38
O domingo é de luto na Ferroviária. Faleceu na noite de sábado (15), aos 77 anos, o ex-jogador José Luiz dos Santos, o popular Zé Luiz, meia-direita que marcou o seu nome no período áureo do clube, participando de duas das três conquistas do Campeonato do Interior, de 1968 e 1969.
Zé Luiz estava residindo em São José dos Campos, sua terra natal. O velório foi realizado na manhã e o sepultamento na tarde deste domingo, no Cemitério Municipal Padre Rodolfo Komorek.
Nascido no dia 20 de setembro de 1945, Zé Luiz começou a se destacar com a bola nos pés jogando na várzea paulistana. O bom futebol apresentado chamou a atenção do Corinthians, o que era muito comum na época os olheiros observarem os jogadores do futebol amador.
Porém, a passagem pela equipe de Parque São Jorge foi curta, atuando por cinco partidas sem marcar gols. Com isso, acabou sendo emprestado para as equipes do XV de Piracicaba, Guaratinguetá e para o São José, ficando por três temporadas, antes de chegar na Ferroviária, em 1968.
A sua vinda foi feita por parte do treinador da época, Diede Lameiro. Com ele, veio também o lateral-direito Baiano, outro grande jogador da história afeana.
Zé Luiz acabou se destacando com a camisa grená, participando do período do bicampeonato do interior, de 1968 e 69, além de estar presente na excursão feita na América Central e Colômbia, sendo um dos artilheiros do elenco.
Em 1968, em um dos melhores jogos de sua carreira com a camisa grená, foi o destaque na vitória lendária sobre o Napoli-ITA por 4 a 0, na Fonte Luminosa. Diante do atual campeão italiano, ele saiu do banco de reservas e anotou três gols. O grande futebol apresentado manifestou interesse do clube napolitano em contratá-lo, mas não vingou. Ele permaneceu no clube araraquarenseaté 1973.
Depois, ainda passou pelo Mixto-MT, sendo campeão estadual em 1976, e passou pelo futebol saudita, atuando pelo Al-Ahli, sendo campeão nacional em 1977. Ele encerrou a carreira futebolística atuando no Juventus-SP.
Após se aventurar no mundo da bola, Zé Luiz foi metalúrgico e trabalhou por muitos anos na General Motors.
Com informações do Museu de Esportes de São José dos Campos e Ferroviária Em Campo