Faleceu neste domingo (29), aos 89 anos, João Carlos Cardoso, o popular Cardoso, ex-ponta direita da Ferroviária entre os anos 50 e 60. Ele estava residindo em Descalvado, em sua terra natal, e já tinha a saúde comprometida.
Um dos grandes jogadores da história da Ferroviária, Cardoso teve participação histórica no Campeonato Paulista da Segunda Divisão (equivalente a Série A2) de 1955, quando a equipe conquistou o primeiro acesso para a divisão principal do Campeonato Paulista.
Ao todo, foram 28 gols marcados, com grande destaque para a goleada imposta sobre o Velo Clube por 15 a 1, maior goleada até hoje da Locomotiva em uma partida. Além disso, o ponta fez sete gols, sendo o maior artilheiro em uma partida com a camisa grená até os tempos atuais.
Na carreira futebolística, o então jogador passou por Descalvado e Batatais, até chegar a Ferroviária.
Recentemente, em 2019, Cardoso e familiares visitaram a Fonte Luminosa para acompanhar a partida entre Ferroviária e Palmeiras, válida pelo Paulistão, terminando em 0 a 0.
Cardoso era casado com Lília desde 1957, tendo três filhos: João Carlos, Beto e Paulo. Ao todo, deixou sete netos.
Pelas redes sociais, a Ferroviária lamentou a perda de um dos seus grandes ídolos do passado:
A Ferroviária lamenta profundamente a morte de um grande nome da sua história, o meia atacante Cardoso. João Carlos Cardoso participou do acesso à primeira divisão do Paulistão em 1955 e foi um dos grandes atacantes da equipe nos anos 50 e 60. pic.twitter.com/qG1TlbeLgq
— Ferroviária (@afeoficial) May 29, 2022