Home Ferroviária

O cenário da Ferroviária para a sequência no Paulistão

Restando apenas dois jogos para o término da primeira fase, Locomotiva depende apenas de si para tirar todas as possibilidades de rebaixamento para a Série A2

199
Crédito: Tiago Pavini/Ferroviária SA

O torcedor da Ferroviária vive um drama para esta reta final do Paulistão. A derrota para o Guarani no último final de semana fez a Locomotiva se aproximar ainda mais da zona do rebaixamento.

A equipe acumulou 10 pontos em 10 jogos disputados, sendo duas vitórias, quatro empates e chegou a quatro derrotas na competição, tendo apenas 33% de aproveitamento dos pontos disputados, e está na 13ª posição da classificação geral, a dois da Ponte Preta, primeira na zona do descenso.

Restam ainda mais dois jogos para a Locomotiva antes do término da primeira fase e a equipe dependendo apenas de si, precisando de dois pontos para se safar ou uma vitória para sacramentar de vez a permanência na elite.

O primeiro desafio acontece nesta quarta-feira, contra o Santos, em jogo adiado da 10ª rodada pela da falta de energia momentos antes da bola rolar na Fonte Luminosa.

Pelos lados do Peixe, a situação é parecida, inclusive as equipes estão empatadas em todos os quesitos. Na classificação geral, o time da Baixada está em 14º lugar e tem a mesma pontuação que a Ferrinha, assim como o número de vitórias, empates, gols marcados (10), gols sofridos (14) e saldo de gols (-4), até mesmo no número de cartões amarelos (18). O desempate vem no cartão vermelho: dois santistas contra um.

Mesmo dependendo de suas forças, o time araraquarense ainda não conseguiu mostrar uma mudança de postura até aqui dentro da competição. O técnico Elano Blumer não tem conseguido fazer a equipe jogar e não tem esboçado alguma reação nos últimos jogos.

Em caso de revés nesta quarta-feira, a Locomotiva terá a última cartada diante do Mirassol, que luta por classificação no Grupo C. A derrota para o São Paulo e as vitórias de Ituano e Botafogo no final de semana, não faz o Leão depender de suas forças na última rodada.

Com 17 pontos, precisa vencer na Fonte Luminosa e torcer pelo tropeço dos dois rivais, que somam 18 pontos cada.

O detalhe acaba envolvendo o Ituano, que enfrentará a Ponte Preta. Poderá ser um jogo que interesse a Ferroviária, já que o Galo de Itu precisa confirmar a classificação às quartas, enquanto a Macaca quer vitória a qualquer custo para seguir na elite paulista.

De qualquer maneira, os olhos de todos estarão voltados para a partida desta quarta-feira, com as equipes podendo traçar os seus destinos antes da rodada derradeira.