Home Ferroviária

Rafael Fernandes fala sobre as categorias de base: “Queremos que a comunidade abrace a causa da Ferroviária”

Mais estruturada, Locomotiva trabalha, atualmente, com 88 atletas que estão instalados em um hotel na região central de Araraquara; clube passará a ter as categorias Sub-11 e 13

622
Crédito: Reprodução/YouTube

Depois de duas semanas, as categorias de base da Ferroviária retomaram as atividades durante a pandemia do coronavírus. E durante a pausa, o clube teve tempo para se estruturar, expandindo ainda mais o seu trabalho como clube formador.

Pela primeira vez, o coordenador das categorias de base do clube, Rafael Fernandes, que assumiu a função em abril, no lugar de Milton Costa, falou com a TV Ferroviária sobre o trabalho que está sendo desenvolvido junto aos atletas e comissões técnicas em meio a pandemia.

“É uma honra para mim fazer parte desta grande projeto, onde pretendemos colocar atletas nas principais categorias de base do futebol brasileiro. A gente está tendo todo um cuidado durante esta pandemia, com realização de exames semanais contra a covid-19. É uma preocupação que temos, sim, principalmente dentro do nosso alojamento. Estamos tendo todos os cuidados possíveis dentro dos refeitórios, nos transportes e cobramos muito os atletas. O nosso departamento médico está disponível 24h para que não tenhamos casos de covid aqui”, contou.

Fernandes destacou o aprendizado com os jogadores mais novos sobre os valores do clube para fazer uma aproximação ainda maior da instituição com a comunidade araraquarense e de toda a região.

“Os nossos dois pilares aqui dentro da base é disciplina e respeito. Se não tiver disciplina, as coisas não funcionam. É uma coisa que eu cobro muito deles, porque a gente é exemplo para toda a sociedade. A região de Araraquara é muito identificada com o clube. A gente quer que a comunidade abrace a causa da Ferroviária e precisamos dar o exemplo daqui de dentro pra fora”.

Recentemente, a Locomotiva arrendou hotel Font Inn, na região central da cidade, e o transformou em alojamento, com toda uma estrutura para toda as suas categorias de base masculina, acompanhados de seis monitores que acompanham a rotina dos atletas.

“Hoje, temos a estrutura de um hotel que é bem perto do clube, onde a gente aloja 88 atletas, com todo o conforto do mundo: ar-condicionado, TV a cabo, camas muito legais, com todas as refeições sendo feitas aqui no clube. Estamos cada vez mais se estruturando como clube formador”, declarou Fernandes.

Hotel Font Inn é destinado as categorias de base da Ferroviária – Crédito: RCIARARAQUARA

Ciente da missão, o coordenador diz que pretende não apenas que o clube forme atletas, mas também cidadãos, dizendo que são para poucos a vida em ser um atleta profissional.

Por isso, o clube conta com a psicóloga, Annie Kopanakis, e com a assistente social, Priscila Almeida, que fazem o acompanhamento junto aos atletas.

“A gente que formar cidadãos. O mundo do futebol é muito difícil. Pra virar profissional é complicado e concorrido. Todo mundo que tá aqui não vai virar um atleta profissional, é uma minoria que vai virar. O mínimo que a gente precisa dar para eles é que virem cidadãos do bem, disciplinados, educados e com a melhor condição possível de chegar a uma faculdade e desempenhar outro tipo de área que não seja o futebol”.

Outra novidade foi a criação das categorias Sub-11 e 13, que passará a ter também comissões e o coordenador Breno Picoli, voltado apenas para elas. No Sub-20, a equipe segue sendo comandada por Leonardo Mendes; no sub-17 foi anunciada a vinda de Alexandre Lemos (ex-Cruzeiro e Red Bull), enquanto Murilo Morbi segue no comando do Sub-15.

“A chegada das comissões do Sub-11 e 13, que nós não tínhamos, conseguimos estruturar muito bem essas categorias. Contratamos um coordenador só para estas categorias menores, sendo responsável para dar o suporte para atletas e comissões. Estamos focados nestas categorias, com profissionais qualificados”.

Sem uma data para competições promovidas pela FPF, os times Sub-17 e 20 realizaram amistosos contra Ponte Preta e Mirassol como fase de preparação para a temporada. As equipes seguem fazendo treinamentos no CT do Pinheirinho.