Instrutoras do Senar e proprietárias da Aquanature Sistema de Aquaponia instalada em Araraquara, Jussara Sutani e Nathalia Cruz desenvolvem uma cartilha específica sobre a produção simultânea de verduras e peixes, para cursos que serão dados no Estado de São Paulo.
Espaço onde foi criada a cartilha para o Senar e o Sindicato Rural de Araraquara
Diversas questões ambientais e sociais que envolvem a água do país geram preocupações que exigem mudanças nos padrões da agricultura atual e na utilização dos recursos naturais. “Torna-se imprescindível, portanto, desenvolver propostas alternativas sempre com um olhar para a sustentabilidade”, diz Jussara Sutani, diretora da Aquanature, empresa especializada na implantação de sistemas de aquaponia. Jussara é mestranda em Meio Ambiente.
Para ela, este sistema é inovador com grande crescimento no futuro, pois existem inúmeras vantagens produtivas e ambientais, tais como a recirculação da água, produção sem uso de solo e com baixo custo, produção contínua de nutrientes que são transformados em produtos absorvíveis para as plantas, uso zero de fertilizantes e agrotóxicos, ciclos de plantas mais rápidos que os cultivos convencionais, produtos “ecológicos” e com valor agregado, a produção utiliza apenas 10% da água, que pode se tornar uma alternativa de produção sustentável no Brasil, em lugares que existe escassez de água e solos não férteis, entre muitas outras vantagens.
Na verdade, a aquaponia é um sistema de recirculação de água em um processo que integra piscicultura e horticultura, que tem por princípio a produção de alimentos saudáveis, como peixes (valiosa fonte nutricional) e hortaliças, com uma visão de respeito ao meio ambiente e atendendo a um mercado consumidor cada vez mais consciente e exigente.
VANTAGENS E BENEFÍCIOS
No Brasil há uma grande ascensão dessa técnica, e isso se justifica pelas inúmeras vantagens produtivas e ambientais, assegura a também instrutora do Senar, Nathalia Cruz, que chega a enumerar:
- Produção de peixes e olerícolas sem geração de efluentes poluentes a serem descartados no solo;
- Economia de 90% de água, pois se trata de um sistema de recirculação, sendo assim, a única água que repõe no sistema é a quantidade absorvida pela planta e pela atmosfera;
- Associa-se aos benefícios do cultivo hidropônico: precocidade, padronização de produto, ergonomia no trabalho, maior qualidade sanitária, redução de defensivos, menor custo de produção, utilização de áreas impróprias para cultivo em solo;
- Possibilidade de alimento no meio urbano, próximo do consumidor final;
- O sistema de produção é muito mais natural, pois não utiliza agrotóxicos, pesticidas e herbicidas;
- Maior frescor dos alimentos.
- Diversificação da produção e geração contínua de renda trabalhando com dois mercados: peixes e plantas;
- Forma de produção divertida e educativa.
O QUE ISSO SIGNIFICA
A palavra “aquaponia” vem da combinação entre “aquicultura” (produção de organismos aquáticos) e “hidroponia” (produção de plantas sem uso de solo). Podemos dizer que há um consórcio entre animais aquáticos que liberam amônia (peixes, camarões, rãs, entre outros) e a produção de vegetais (ervas, verduras, flores, frutas, brotos, grãos e forrageiras).
O funcionamento do sistema de aquaponia consiste no fornecimento de ração aos peixes, que é a entrada de insumo mais importante no sistema
Neste tipo de sistema, há uma oferta frequente de nutrientes, pois as chamadas bactérias benéficas nitrificantes dos gêneros nitrosomonas e nitrobacter fazem a conversão da amônia (NH3) liberada pelos animais aquáticos em nitrito (NO2-) e posteriormente em nitrato (NO3-), transformando essas substâncias que são tóxicas para os peixes em nutrientes consumidas pelas plantas, que por sua vez desempenham papel importante na filtragem da água, garantindo sua condição adequada para o desenvolvimento normal dos peixes.
A HISTÓRIA DA AQUANATURE
A Aquanature em nossa cidade
A empresa Aquanature – Instalação em Sistema de Aquaponia LTDA está instalada em Araraquara, e é especializada em Sistemas de Aquaponia.
Iniciou-se a partir de uma reportagem de televisão, onde se falava sobre uma técnica que integrava hortaliças e peixes chamada de Aquaponia, já muito conhecida e cultivada internacionalmente.
Vimos grandes oportunidades em trabalhar com esse sistema oferecendo várias vantagens e benefícios, pois é uma técnica inovadora, sustentável e com mercado promissor para peixes e hortaliças orgânicas.
O PASSO A PASSO DO SISTEMA
Da estufa até a colheita veja o trabalho realizado pelas instrutoras
No Brasil ninguém falava sobre Aquaponia, não se estudava ou pesquisava e haviam poucos sistemas ainda caseiros. Surgindo várias barreiras a se enfrentar, então com muitos estudos e pesquisas iniciamos a nossa produção em um sistema comercial nos tornando pioneiras em modelo de Aquaponia Comercial.
Aquanature foi fundada em 15 de agosto de 2016 e hoje é uma empresa pioneira estruturada para instalações e cursos sobre Sistema de Aquaponia, oferecendo todo suporte em materiais para montagem da técnica, consultorias online e um showroom do sistema para visita com consultoria técnica, explica Nathalia.
O coordenador regional do Senar, João Henrique de Souza Freitas, argumenta que a escolha de Araraquara para sediar a elaboração da cartilha demonstra a estrutura que possuímos e a qualidade dos profissionais escolhidos. “Isso fortalece o Sindicato Rural bem como o trabalho que o Senar realiza em nossa região”, destacou.
Verdadeira comemoração com o encerramento dos trabalhos
(FOTOS JOÃO CARLOS)