Home Geral

Câmara em Araraquara terá detector de metais.

98
Detector de Metais 01

Detector de Metais 01Sistema já instalado na Câmara Municipal de São José do Rio Preto

Apontamentos nas análises de contas da Câmara Municipal de Araraquara, feitas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, demonstram a necessidade da obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, no prédio sede do legislativo.

Desde o ano de 2015 a Câmara já está atendendo às exigências para acessibilidade, hidrantes, sinalizações no interior e no exterior do prédio, piso tátil, corrimão na escadaria de acesso ao edifício, escada externa de emergência, rigor no controle da lotação do Plenário e do Plenarinho, necessários para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Três itens serão agora atendidos. A colocação de corrimão na escada que leva ao pavimento superior, guarda corpo na mureta entre o Plenário e o Plenarinho e a colocação de detector de metais na entrada do prédio exigiram estudos e projetos especializados, apresentados a alguns órgãos, que consideram o fato de o prédio ser tombado pelo patrimônio histórico.

Licitações para o cumprimento destas exigências já foram realizadas recentemente e os itens começam a ser instalados.

O primeiro deles é o detector de metais, que será implantado no sábado, dia 11. O processo de aquisição foi iniciado no dia 9 de janeiro. O corrimão e o guarda corpo tem previsão de instalação na última semana deste mês.

MAIS SEGURANÇA

Outra medida que será cumprida posteriormente é a colocação de câmeras de vigilância no interior do Plenário e do Plenarinho, além de outros pontos, por serem lugares muito acessados e utilizados.

Essas medidas, além de cumprirem as exigências técnicas devem proporcionar mais segurança, tanto para as pessoas que acessam o prédio da Câmara, bem como os servidores. Há registro de ocorrência de servidores que foram ameaçados e roubados, dentro de gabinetes ou escritórios.

EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Em Araraquara, não foi levada em conta a informação de que – o detector de metais e outras medidas de segurança estariam sendo implantadas após a manifestação dos funcionários do DAAE no plenarinho da Câmara na semana passada.

Apenas boatos pois já entrou em funcionamento recentemente o detector de metais instalado na entrada do prédio da Câmara Municipal de São José do Rio Preto. O equipamento, que fica na entrada do saguão, permanecerá ativo no horário do expediente e durante as Sessões Ordinárias, Extraordinárias e Solenes.

“Além das armas de fogo, o detector tem sensibilidade para previnir a entrada de pessoas portando canivetes e facas, por exemplo”, explica o diretor administrativo da Câmara, Felipe Gonçalves.

As recepcionistas da Câmara foram treinadas para orientar os munícipes. Dois guardas municipais ficarão na entrada do prédio para auxiliar os visitantes. Em dias de sessões, a equipe será reforçada e, se necessário, serão feitas revistas.

A aquisição do detector, por meio de pregão, foi uma das medidas adotadas pela presidência para garantir a segurança de funcionários e visitantes. Também serão instaladas duas catracas na entrada do prédio e novas câmeras de segurança.

Guarda CorpoModelo de Guarda Corpo na Câmara Municipal de Vinhedo