Início Destaques

Alerta: Reflexo de ciclone, rajadas de vento devem chegar ao interior paulista até domingo

São esperadas ventanias acima dos 60 km/h no interior de São Paulo, o que pode prejudicar plantações de banana e cana; confira a previsão

280

O ciclone extratropical já gerou ventos fortes no Sul do Brasil entre quinta e sexta-feira. Segundo a meteorologista da Somar, Desirée Brandt, foram registradas chuvas de até 80 mm no Porto de Santos, que foi afetado também por uma frente fria.

A ventania chegou a 55 km/h entre o Rio Grande do Sul em Santa Catarina. Neste fim de semana, o alerta é para ventos de até 60 km/h avançando pelo norte do Paraná e o estado de São Paulo.

“Tem mais ventania prevista até domingo, ultrapassando os 60 km/h no Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Essa ventania poderá deitar algumas lavouras de banana e cana-de-açúcar no interior paulista, principalmente na região de Marília”, disse.

Neste sábado, a chuva ocorre forte ocorre em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.De domingo para segunda, a previsão é de tempo mais firme, mas com queda de temperatura. “Não há risco de geada por causa da umidade. Temos a mínima prevista de 4° em Palmas, no Paraná”, disse a meteorologista.

Segundo Desirée, a chuva deve retornar ao Sul de forma persistente. “Vamos ter uma espécie de bloqueio atmosférico que vai segurar a chuva no Sul do Brasil. Nos próximos cinco dias, teremos até 50 mm acumulados em cidades do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná”.

Segundo ela, de 11 a 15 de junho a chuva não para. “Para a região de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, estão previstos 24 dias com chuva e um acumulado de 380 milímetros”, disse.