Home Geral

Américo abre neste sábado na Praça do Coreto a sua Feira do Produtor Rural

339
Feira Americo 03

A partir deste sábado (6) os consumidores de Américo Brasiliense poderão usufruir dos produtos hortifrutigranjeiros vindos diretamente do campo e expostos para comercialização na Feira do Produtor Rural, iniciativa do SENAR SP e do Sindicato Rural de Araraquara, com o apoio da Fundação Itesp, Sebrae e Prefeitura Municipal. Uma conquista da cidade e o reconhecimento ao trabalho de capacitação do produtor rural.

Feira Americo 03Produtos fresquinhos vindos diretamente da roça

Nos minutos que Ângela Nigro (instrutora do SENAR) e Maria Clara Piai da Silva (Fundação Itesp) permaneceram no Café Nice bem em frente a Praça do Coreto, foi o suficiente para as pessoas sentirem que ambas estavam orgulhosas do desafio a ser enfrentado naquela manhã. Elas foram importantes para que João Henrique de Souza Freitas, coordenador regional do SENAR e diretor do Sindicato Rural de Araraquara, levasse adiante o arrojado projeto de se criar em Américo a Feira do Produtor Rural, um sonho da pequena cidade emergente no contexto regional, segundo o prefeito Dirceu Pano, um dos apoiadores do movimento.

Na verdade, o prefeito no ano passado, ficou entusiasmado com o sucesso da feira organizada em Araraquara e buscava ações que pudessem gerar renda familiar aos produtores rurais daquela região.

Uma das razões que motivou Dirceu Pano foi saber que os produtores seriam capacitados por instituições de peso, como Sindicato Rural, Sebrae, SENAR e a Fundação Itesp, num conjunto de propósitos que o incentivou a se tornar parceiro do movimento. Logo, o município se engajou no desdobramento e decidiu investir, pois sabia que o consumidor de Américo também seria beneficiado com a comercialização de produtos vindos diretamente do campo.,

Mas o importante neste momento, confessa Maria Clara, é a gente compreender que o trabalho e a força do produtor rural de forma determinada, contribuem nesta iniciativa e posicionam as próprias famílias que convivem no campo com um cenário empreendedor, devidamente orientadas pelo Sebrae que entra com o programa de gestão de negócios.

Para o coordenador do SENAR, João Henrique, à medida que o programa vai se desenvolvendo, é onde se observa a integração do parceiro e dos membros da comissão gestora, onde cada um tem a sua função. No primeiro módulo (o curso é dividido em módulos), João Henrique já explicava que o SENAR entra com os recursos que são administrados pelo Sindicato Rural; a Fundação Itesp pela sua convivência com o campo, busca pessoas interessadas no trabalho de feirante e as inscrevem com o objetivo de transformá-las em empreendedoras; o Sebrae vai orientá-las a administrar esses negócios e finalmente, a Prefeitura cria a logística.

No final de agosto a Prefeitura Municipal entrou com seu plano de ação apontando local onde vai funcionar semanalmente a Feira do Produtor Rural: a Praça do Coreto. Assim, ocorreu nas ruas de Américo Brasiliense uma das aulas teóricas.

Feira Américo 02Organizadores e novos feirantes na cidade

Os participantes entrevistaram cidadãos da cidade para identificarem a opinião deles sobre a feira do produtor, bem como as preferências por locais, dia da semana e horários propícios para o atendimento. Foi um dia de aproximação entre o produtor e o futuro público consumidor que sugere a afirmação de um dos pilares do programa: a satisfação do cliente.

Além da pesquisa com os clientes, naquela manhã foi realizado check list para averiguar as condições dos locais sugeridos para a feira em termos de infraestrutura e comodidade aos produtores e clientes.

Em agosto, um estande da feira já havia sido montado para realizar propaganda e prévia do lançamento da feira, que ocorre neste sábado. No final da ação houve a doação dos produtos para a Casa do Idoso, visto que o programa solicita uma ação social.

Feira em Américo 04A Comissão Gestora com os produtores rurais

AGORA A INAUGURAÇÃO

Neste sábado logo cedo, a população de Américo vai começar a consumir produtos vindos das pequenas propriedades da nossa região e vendidos por produtores que se transformaram durante oito meses em micro empreendedores: “Para nós um motivo de orgulho”, explica o presidente do Sindicato Rural de Araraquara, Nicolau de Souza Freitas. O que fizemos, continua o dirigente, foi preparar essa gente disposta a trabalhar e que agora tem uma renda a mais em seu orçamento, envolvendo inclusive a família em todo processo.

Da inauguração vai participar também o prefeito Dirceu Pano, entusiasmado com a ação praticada pelo Sindicato Rural, Senar, Sebrae e a Fundação Itesp, bem como o próprio município.