Início Destaques

Araraquara despenca outra vez no isolamento social: 40%

Por dois dias seguidos a nossa cidade vive o drama de não atingir índice sugerido pelos especialistas da Saúde e há o temor da propagação do vírus

60
Baixo isolamento pode provocar maior a velocidade de transmissão, e maior o risco de uma possível sobrecarga no sistema de saúde

Não foi muito diferente dos dias anteriores. Mas, para quem chegou aos 47% no domingo e de repente caiu para 40%, a esperança de ver o índice de isolamento social recomendado de 70%, praticamente diluiu. Isso significa que o governo municipal afrouxou e já não consegue fiscalizar algumas atividades comerciais consideradas não essenciais que funcionam as escondidas.

Neste caso a concorrência desleal é praticada, onde espertos se aproveitam em prejuízo de empreendedores corretos que buscam manter a ordem e o respeito, ainda que sensivelmente prejudicados. A insegurança é projetada pelo temor do coronavírus chegar de repente, antes mesmo de atingir o pico.

Gráfico do SIMI mostra o índice de isolamento social em Araraquara: 40% em dois dias consecutivos

Ubatuba, São Sebastião, Lorena, Cruzeiro são municípios que conseguem manter o isolamento dentro dos padrões requeridos com índice superior aos 60%; de acordo com o SIMI – Sistema de Monitoramento Inteligente criado pelo Governo de São Paulo, Araraquara está longe disso e a retomada do comércio pode ocasionar problemas ainda mais complexos, ainda que o prefeito Edinho Silva tenha anunciado estrutura capaz de atender as pessoas atingidas pela doença.

RANKING DOS MUNICÍPIOS – 10 MELHORES