![Feira do Produtor Rural 11 Feira do Produtor Rural 11](https://rciararaquara.com.br/wp-content/uploads/2018/08/Feira_do_Produtor_Rural_11-640x424.jpg)
Feira do Produtor Rural é padronizada em frente ao campo da Ferroviária e no Valle Verde
A assinatura do projeto de lei que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município o Dia Municipal do Feirante, a ser comemorado anualmente no dia 25 de agosto, de autoria do vereador Toninho do Mel (PT), será realizada no final da tarde desta quinta-feira (2), na Feira Noturna da Estação.
De acordo com o autor da proposta, a fixação do Dia Municipal do Feirante tem por objetivo estimular a realização de feiras livres em Araraquara, além de unir produtores rurais, universidades, sindicatos e poder público para aprimorar conhecimentos, organizar e fomentar o escoamento da produção de hortifrutigranjeiros.
A data 25 de agosto foi escolhida em virtude da realização da primeira Feira Livre do Brasil, no ano de 1914, na cidade de São Paulo.
Em Araraquara, ainda existe a prática de feiras livres, na maioria, de produtores familiares de assentamentos e programas de reforma agrária.
Nos últimos dois anos o Sindicato Rural de Araraquara e o Senar SP estão investindo na capacitação dos produtores, criando uma feira que exige uma série de requisitos, com o objetivo de tornar o feirante em um empreendedor.
Durante oito meses, explica João Henrique de Souza Freitas, os produtores são preparados para atuar na comercialização dos produtos e recebem até mesmo orientações técnicas da Fundação Itesp e de gestão por parte do Sebrae.