Home Geral

Araraquara volta a receber certificado ‘Município Verde e Azul’

48
SELO VERDE PORTAL

SELO VERDE PORTALRepresentantes de ONGs, do DAAE e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estiveram em São Paulo para receber a certificação

A cidade recebeu em 2018 o selo ‘Município Verde e Azul’, conferido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Ano passado, Araraquara havia perdido a certificação por não pontuar o suficiente de acordo com os critério da SEMA.

Este ano, a cidade ficou em 59º, pontuando 80.85, atrás de Matão (50), Ribeirão Preto (41), Bauru (25), Sorocaba (11) e Campinas (7). Em primeiro lugar ficou São José do Rio Preto, com uma pontuação de 94.65.

A pontuação, de acordo com a Secretaria Estadual, vai de zero a 100 pontos. Recebem o selo aquelas cidades que pontuam acima de 80.

Segundo Donizete Simioni, superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara (DAAE), “a cidade recebeu novamente a certificação e está entre outras 64 que também atingiram os rigorosos critérios de avaliação da secretaria. O estado tem 645 municípios e conseguimos estar entre os mais bem colocados, isso significa que cuidamos do meio ambiente e que temos políticas públicas eficazes”, destacou.

 “Gostaria de agradecer a todos os envolvidos em diversos projetos pela cidade, ONGs, servidores municipais, em especial do DAAE e também a diretoria da Secretaria de Meio Ambiente de Araraquara”, disse Simioni.

Ainda segundo ele, a certificação mostra a potência que a cidade tem em relação ao meio ambiente. “Isso mostra que estamos trabalhando duro e implantando políticas públicas para a área, é um caminho longo e cheio de obstáculos, mas a certificação mostra que estamos no caminho certo”.

Receber o selo garante facilitação em convênio e entidades ligadas ao meio ambiente, além de garantir mais verbas destinadas à área.

Essa é a 11ª edição da certificação e a fiscalização do município é feita pela SEMA. Entreos critérios estão educação ambiental eficaz, combate às queimadas – Araraquara reduziu significativamente o número de focos de incêndio ambiental entre 2017 e 2018 – e a recuperação das nascentes na cidade.

A premiação foi entregue no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, na quinta-feira, 20.