
Projeto EcoMagia envolveu 20 mulheres que estavam desempregadas e trabalharam na confecção do símbolo natalino
Mulheres utilizaram 12 mil garrafas PET na árvore de Natal
Um evento emocionante marcou o início do funcionamento noturno do comércio de Araraquara e continua colocando em destaque as comemorações natalinas em frente à Prefeitura. É o Natal Ecomagia 2018.
E a árvore tem um toque especial: foi produzida por 20 mulheres em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelos Cras do Valle Verde e do Parque São Paulo, que utilizaram 12 mil garrafas PET recicláveis para a confecção do símbolo natalino de 12 metros de altura.
A solenidade ainda contou com apresentação do coral do projeto “Frentes da Cidadania”, que oferece bolsa para cursos profissionalizantes com objetivo de combater a exclusão social e ajudar na volta ao mercado de trabalho. A “Orquestra Jovem” fechou as apresentações com músicas natalinas e populares.
O prefeito Edinho destacou a superação das mulheres que trabalharam na confecção da árvore. “Vocês acreditaram em vocês. Essa árvore é símbolo da superação e da vitória de vocês. Quando a gente cria oportunidades, as pessoas vencem”, disse o prefeito.
A vereadora Juliana Damus (Progressistas), idealizadora do projeto, parabenizou todos que trabalharam na confecção da árvore e agradeceu à Prefeitura. “As cidades enfeitadas trazem mais pessoas para o Centro, movimentam o comércio”, disse Juliana. “Essas garrafas poderiam estar no lixo, nos rios, mas geraram essa árvore linda e maravilhosa. São 20 mulheres guerreiras”, concluiu a parlamentar.
Gabriela Palombo, coordenadora de Cultura (uma das secretarias que trabalharam no projeto), também parabenizou as 20 mulheres. “Vocês foram parte essencial nesse processo e saem mais preparadas hoje. Esse é o embrião para a gente melhorar a ideia para o ano que vem. Que a gente possa ter um Natal mais solidário”, destacou.
Representando as responsáveis pela elaboração da árvore, Camila de Cássia Ribeiro enalteceu a dedicação de todas as colegas. “Todas vocês demonstraram trabalho em equipe. Hoje estamos colhendo o fruto dessa dedicação. Parabéns e obrigado a toda a equipe”, disse.
Ainda estiveram no evento os vereadores Roger Mendes (Progressistas) e Lucas Grecco (PSB); a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; a secretária de Comunicação, Priscila Luiz; a coordenadora de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle; a coordenadora de Acervos e Patrimônio Histórico, Danielle Aquino; a artista plástica Maza de Almeida; entre outras autoridades e integrantes da Prefeitura.
SOBRE A ÁRVORE
O projeto, idealizado pela vereadora Juliana Damus (Progressistas), foi realizado pela Prefeitura por meio das secretarias de Cultura e Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Araraquara), Comunicação, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e Assistência e Desenvolvimento Social.
A iniciativa uniu reciclagem e geração de renda para a decoração natalina. As 12 mil garrafas PET foram recolhidas pela Cooperativa Acácia, que também convidou a artista plástica Maza de Almeida para a elaboração do projeto.