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Aumento no fluxo de veículos gera demandas da população

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fluxo veiculosEm hoários de pico é praticamente impossível transitar por algumas vias

Com uma população estimada em 223 mil habitantes, Araraquara possui uma frota de aproximadamente 170 mil veículos. A informação é do coordenador de Mobilidade Urbana do município, Nilson Carneiro. Na manhã de quarta-feira (16), a pedido do vereador Paulo Landim, ambos percorreram diversos pontos da cidade para analisar demandas da comunidade, a maioria delas relacionada ao alto tráfego de carros.

No horário de pico, é praticamente impossível transitar nas proximidades do Centro de Educação e Recreação (CER) “Professora Honorina Comelli Lia”, no Jardim Imperador. Se não bastasse o aumento do fluxo provocado pelo horário de saída da escola, a avenida Luiz Dosualdo – via de mão dupla – também é utilizada como rota para Américo Brasiliense. “Está muito perigoso. No ano passado, uma mãe, inclusive, foi atropelada”, contou a moradora Maria Alice Neves de Moraes. De acordo com Carneiro, uma solução seria transformar o trajeto em mão única, mas a alteração demanda análise do setor de engenharia para que não sobrecarregue outros trechos.

Já no Selmi Dei, o intenso fluxo de veículos no complexo viário “Dr. Geraldo Cassoni”, no cruzamento da rua Maurício Galli com a avenida Pablo Picasso, é motivo de preocupação para o empresário Anísio Custódio de Oliveira. “Além do grande número de carros e motos, muitos vêm em alta velocidade porque a lombada é suave. Recentemente, um cliente nosso foi atropelado”, disse. “Vamos reforçar a sinalização e trazer nossa equipe para estudar a viabilidade de um novo semáforo”, afirmou Carneiro.

No Jardim Martinez, após indicação de Landim, o trecho da avenida Papa Pio X, entre a avenida Padre José de Anchieta e a rua Arquiteto Walter Logatti, foi transformado em via dupla, seguindo a orientação do restante da avenida, facilitando, assim, o acesso ao bairro. Para o vereador, a medida demonstra o esforço do Executivo em atender às necessidades da população. “Mesmo diante da realidade orçamentária, estamos canalizando esforços para que o trânsito de Araraquara acompanhe o crescimento da cidade, sem comprometer a qualidade de vida do cidadão”, pontuou Landim.