
Posse de Pereira Lima e vereadores em 1952
A Câmara Municipal de Araraquara, em um brilhante trabalho de Silvia Maria Gustavo Santos, da secretaria Geral, acaba de publicar em seu site a biografia do antigo prefeito Pereira Lima, um dos políticos mais polêmicos da cidade nos anos 50.
Como fonte de pesquisa e informação a iniciativa merece elogios pois não apenas resgata a história dos seus filhos como também reconhece o valor de cada um que se dedicou na construção de uma cidade plenamente justa.
Antonio Tavares Pereira Lima nasceu aos 15 de novembro de 1918, na cidade de Guaranésia, interior de Minas Gerais. Filho de Theodolino Pereira Lima e da professora Emygdia Tavares Pereira Lima, ele fez seus estudos primários em um grupo escolar na sua cidade natal, nos anos de 1926 a 1929.
De 1930 a 1936, estudou em uma cidade vizinha, no Colégio Interno de Muzambinho/MG, tornando-se graduado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1942.
Funcionário no Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, participou da construção da Rio-São Paulo e Rio-Bahia.
Em 1945 foi nomeado engenheiro residente da Estrada de Ferro Araraquara – EFA, cuja sede era na cidade de São José do Rio Preto, exercendo lá suas atividades.
Time da Ferroviária em 1952, Pereira Lima e os seus filhos Antonio e Marisa
Dedicado ao esporte, era apaixonado por futebol e buscando concretizar o sonho de criar uma agremiação, em 28 de janeiro de 1946, fundou o América Futebol Clube na cidade de São José do Rio Preto, sendo o primeiro presidente do clube.
Casou-se com Diva Saraiva, em 28/12/1948, em São Paulo e dessa união nasceram os filhos Antonio, Marisa, Renato, Silvia e Diva Maria. Lá também foi promovido a engenheiro-ajudante do chefe do departamento da Estrada de Ferro Araraquara.
Em 1949, foi promovido a engenheiro-chefe interino do departamento da linha em Votuporanga. Porém, em junho do mesmo ano reassumiu o cargo em nosso município.
Homem dinâmico e esforçado, em 12 de abril de 1950, fundou a Associação Ferroviária de Esportes – AFE para lazer dos funcionários ferroviários.
Em 10 de junho de 1951, após a ajuda de centenas de voluntários, inaugurou o Estádio da Fonte Luminosa.
Em 1952, fundou a Associação Desportiva Araraquara – ADA, conta a pesquisa realizada por Silvia Santos.
Centro de Educação e Recreação com seu nome no Jardim Pinheiros