Home Geral

Boletim da Vigilância Epidemiológica constata 7.493 casos de dengue em Araraquara

88
Novos casos Fu

Controle de Vetores realiza ADL no Biagioni e Jardim Pinheiros e fumacê no Adalberto Roxo

 Novos casos Fu

Dando continuidade às ações de combate à dengue, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde realiza nesta segunda-feira (15) a Avaliação de Densidade Larvária (ADL) no Jardim Biagioni e Jardim Pinheiros. Este trabalho de campo consiste na busca ativa de larvas no interior dos imóveis; o percentual do índice de infestação é estabelecido pelo número de imóveis visitados e da quantidade destes imóveis em que foram coletadas larvas do mosquito Aedes aegypti.

As ações de bloqueios casa a casa são realizadas no Selmi Dei e Vila Xavier. As equipes de nebulização seguem aplicando o inseticida casa a casa na Vila Gaspar e Vila Freitas.

Segundo Boletim da Vigilância Epidemiológica, Araraquara tem 7.493 casos confirmados de dengue em 2019. O crescimento da semana passada para agora equivale ao número de fichas digitalizadas no mutirão que vem sendo realizado pelos agentes para agilizar as notificações. Ainda de acordo com a Vigilância, os números contabilizados até agora podem indicar a desaceleração da transmissão da doença no município: foram contabilizados 2.774 casos em janeiro, 3.874 em fevereiro, quando houve o pico de transmissão, e 1341 casos de março até hoje.

Os agentes de vetores continuam com as ações nas ruas e a colaboração da população no recebimento dos agentes é fundamental. Todos estão devidamente uniformizadas e com crachá de identificação.

Denúncias de imóveis abandonados também podem ser realizadas pelo telefone da Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica pelo 0800-7740440, ou através do Whatsapp da Prefeitura – (16) 99760-1190. Moradores que não permanecem em casa para receber as equipes podem agendar uma visita pelo telefone da ouvidoria.

Nesta segunda-feira (15), a equipe de fumacê da Vigilância Epidemiológica faz a aplicação de inseticida em ruas e avenidas do Jardim Adalberto Roxo, das 17 às 22 horas. O inseticida aplicado nas ruas entra também nas residências, assim, para ser mais eficiente, portas e janelas devem permanecer abertas. Mas ele mata somente o mosquito transmissor da dengue adulto, por isso, a ação não descarta o trabalho de eliminação dos criadouros do Aedes aegypti nos quintais das residências.

Além do fumacê, as ações de bloqueio casa a casa e nebulização são realizadas diariamente. Os agentes de vetores também seguem realizando a Avaliação de Densidade Larvária (ADL) pelos bairros para calcular o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti.

No momento do fumacê, a Vigilância Epidemiológica orienta que moradores e animais de estimação fiquem nos fundos da casa no momento da aplicação. Principalmente gestantes, idosos e crianças de colo devem manter distância das ruas.

Além disso, alimentos devem ser colocados em recipientes próprios com tampa; gaiolas de pássaros devem ser cobertas; a entrada de caixas de abelhas deve ser vedada por 24 horas; roupas devem ser retiradas dos varais e veículos devem ser retirados das ruas.

Após a aplicação, água e alimentos dos animais domésticos devem ser trocados. Em caso de chuva durante o horário previsto, a aplicação será adiada.

Confira o roteiro do fumacê desta segunda-feira (15)

RUAS

JOSE LOGATTI

HELIO SIGOLI

SALVADOR GRILLO

PROF. FAUSTO GABRIELLI

JUIZ DE DIREITO CARLOS ALBERTO MELLUSO

DALVO ANTONIO DE SOUSA

AVENIDAS

ALZIRO ZARUR

NELSON FERNANDES

GANDUR HADDAD

CHAFIK TANURI

SYLVIO MARCONDES

GERALDO FERNANDES BEATA

DR SAVERIO LIA

DR FRANCISCO LOGATTI

CIDADE CANDIDO RODRIGUES

PABLO PICASSO

ANGELO VISSALLI

MARIO SPERETTA

MARIA EVANGELISTA CAMPOS

EUGENIO ALBIERO

JOSE MONTESINO

LUIZ GONZAGA DE AZEVEDO CARVALHO

PROF HENRIQUE SCABELO

SYLVIO SILVA

WALDYR JOÃO PICOLO

JORNALISTA SIDNEY SCHIAVON

ORLANDO FERNANDES

ANTONIO FISCARELLI

ARLINDO MIGUEL