Home Geral

Campo do Estrela pode virar sede do DAAE

95
Daae Fachada

Daae FachadaAtual sede do DAAE, pequena para um bom atendimento

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE) pretende implantar um plano de modernização e expansão de sua sede, na Vila Velosa, para melhorar as operações e o atendimento ao público.

Responsável pelos serviços de água e esgoto, resíduos sólidos e gestão ambiental de Araraquara, o DAAE completou 49 anos no último dia 2 de junho com o desafio de aprimorar continuamente os serviços prestados, acompanhando a expansão da cidade e o crescimento da demanda.

De acordo com o superintendente da autarquia, Marcos Isidoro, a melhoria no atendimento esbarra atualmente na falta de espaço físico. A solução então seria expandir para a área adjacente, na antiga sede do Estrela Futebol Clube, de propriedade da Prefeitura Municipal.

Cumprindo os trâmites legais e considerando que a alienação atende ao interesse público, a Prefeitura já encaminhou à Câmara o pedido de desafetação e alienação de imóvel, por meio de Projeto de Lei e agora aguarda apreciação do Legislativo.

Isidoro enfatiza que a aquisição do prédio viabilizaria as novas instalações tanto para serviços operacionais, sistema de tratamento de água, quanto para a área administrativa, incluindo a concentração de toda a diretoria de gestão ambiental no local e à construção de nova estrutura de atendimento ao público.

“Temos interesse em negociar a área vizinha à sede porque o espaço que temos hoje é insuficiente para atender toda a nossa demanda”, justifica o superintendente. “Poderíamos ali oferecer melhores condições de atendimento ao público que busca nossos serviços e também aprimorar o atendimento técnico, de análise de projetos. Atualmente, não podemos sequer oferecer banheiros adequados, com acessibilidade para a população que nos procura. Também já licitamos e será implementado em setembro o novo sistema comercial do DAAE para agilizar as demandas levadas para a população, mas nos falta o espaço físico para a ampliação”, completou o superintendente que ainda ressaltou o interesse na área da CTA (Companhia Troleibus de Araraquara), porém encontra-se inviabilizada devido a processos judiciais existentes.  

Isidoro acrescenta que a expansão contemplaria ainda o atendimento do Fundo Social do DAAE, que hoje conta com três assistentes sociais, atendendo uma demanda de milhares de munícipes num espaço insuficiente, sem a estrutura necessária para a nossa equipe e sem nenhum conforto para a população. “Com a aprovação da alienação do imóvel e a negociação com a Prefeitura, nossa intenção é elaborar um projeto arquitetônico, aproveitando as construções já existentes no antigo Estrela”, conclui o superintendente.

MELHORIA TAMBÉM PARA OS IDOSOS

Os grupos de idosos que atualmente utilizam o espaço do antigo Estrela Clube, que inclusive necessitaria de investimentos para sua recuperação, contarão com um novo Centro de Convivência que deve ser instalado no Centro de Eventos de Araraquara (Cear). Eles já haviam reivindicado e aprovado essas melhorias na Plenária Temática de Idosos do OP (Orçamento Participativo), realizada em maio último.

Atendendo essa demanda, o Município pretende criar o Centro de Convivência dos Idosos no Cear, com espaço adequado para diversas atividades como eventos sociais, bailes, aulas de dança e oficinas culturais e esportivas. O local será instalado próximo ao Ginásio de Ginástica Artística, que poderá também ser utilizado e também à estrutura da Arena da Fonte, especialmente as piscinas, formando um grande Complexo de equipamentos públicos destinados aos idosos.