
Em tempos de modernidade líquida, onde o amor eterno evapora a qualquer momento, percebemos ainda a resistência, onde nada abala relações recíprocas de que atravessam o tempo criado por Deolinda e Argemiro de Freitas
O casamento realizado 60 anos atrás na Capela do Colégio Progresso porque a Igreja Matriz estava em reforma
Completando bodas de diamante – Deolinda e Argemiro – é um casal que construiu através dos anos um relacionamento sólido, pautado no amor e muito trabalho.
A primeira vez que se viram, Argemiro de Freitas, hoje com 84 anos, estava parado em frente ao antigo Teatro Municipal, que na época estava localizado onde hoje funciona a Prefeitura Municipal. Estava ele no famoso footing que acontecia no centro da cidade, onde as belas moças passavam para escolher um futuro pretendente.
Eis então, que surge em meio às meninas, ela, a escolhida, Deolinda Perruci de Freitas, hoje com 79 anos, que ainda guarda um olhar apaixonado por Argemiro, algo que segundo ela, traz consigo desde 1957 quando colocou os olhos nele e pensou, é ele.
Namoraram então por um ano e meio e casaram-se dia 4 de abril de 1959, na igreja do Colégio Progresso, embora a noiva quisesse se casar na Matriz; mas na data, a igreja estava fechada para mais uma de suas intermináveis reformas.
O tempo passou e junto ao amor que construíram vieram os filhos – Marinês, Antonio Carlos, as gêmeas Denise e Daniele e o caçula Argemiro Junior. O casal já tem sete netos e dois bisnetos.
Para manter os filhos e a casa, Deolinda foi por muito anos costureira da Camisaria Nino e Argemiro um dos mais antigos e conceituados garçons da cidade, trabalhando por muitos anos no antigo Hotel São Bento, proximidades da Estação Ferroviária. Certo dia foi convidado para ser motorista do então eleito prefeito Clodoaldo Medina. Assim seguiu até se aposentar na Prefeitura Municipal de Araraquara.
Após a aposentadoria, o casal que já fazia várias festas pela cidade, resolveu então montar um Buffet. Exímio churrasqueiro, Argemiro e Deolinda prepararam grandes banquetes para muitos políticos da cidade e região, casamentos, aniversários, batizados entre outras festas. Fizeram de seu Buffet um dos mais conceituados. O filho mais novo do casal, Argemiro Júnior, era quem cuidava para que tudo saísse na mais perfeita ordem.
Na década de 70 foi criada em nossa cidade pelo 15º Quarteirão de Amigos, no salão do Asilo, a Festa da Sardinha que se tornou um evento tradicional para homenagear a colônia portuguesa. Argemiro e Deolinda serviram cerca de 800 pessoas naquele encontro da sociedade local.
Hoje após três anos da morte de Júnior, o casal ainda faz festas que servem até 500 pessoas, mas segundo Deolinda, ficou um vazio imenso, tanto na vida familiar como na profissional. Mas muitas festas ficaram para trás. Diminuíram o ritmo, porém o casal atende ainda filhos e netos daqueles que outrora fizeram grandes banquetes.
Falante a alegre, sempre radiante, Deolinda conta que durante esses 60 anos de casamento, houve alguns “arranca rabos”, mas nada que a paciência e a parcimônia não pudessem resolver. Em 2017 ela teve um problema no coração, sendo necessária a colocação de um marca-passo. Confessa que o marido, novamente deu provas do amor que os une, cuidando dela como se cuida de alguém que deseja eternamente por perto.
A fórmula da felicidade e do casamento duradouro para eles, é levar a vida sempre trabalhando, sem tempo para pormenores, “pensamos assim, se pararmos, o coração para também”.
No dia 7 de abril foi realizada missa em comemoração aos 60 anos do casal na Igreja Nossa Senhora das Graças, dando assim um tom de confirmação da alegria dessa união.
O casamento não é uma aventura nem um “tiro no escuro” como dizem alguns; é sim, um projeto sério de vida a dois, onde cada um está comprometido em fazer o outro crescer, isto é, ser melhor a cada dia. Estruturar uma família em um tempo onde tudo pode ser passageiro, não é nada fácil, mas com amor, sabedoria, cortesia, gentileza, atenção e principalmente respeito, a vida seguirá seu fluxo a caminho da felicidade. E que os anos dourados da juventude continuem a brilhar para Argemiro e a bela escolhida do footing da Esplanada das Rosas, Deolinda.
Deolinda e Argemiro, eternamente apaixonados em uma foto tirada em março deste ano