Home Geral

Cidades próximas a Araraquara recebem o “Circuito Sesc de Artes” com diversas atrações livres e gratuitas

177
Circuito sesc 2019

Circuito sesc 2019

A programação que passa pela região nas cidades de Dourado, Ibitinga, Jaú, Motuca, Tabatinga e Matão contempla shows, espetáculos de dança, circo e diversas intervenções artísticas livres para todos os públicos. Realizado pelo Sesc São Paulo, evento acontece em 121 cidades do Estado de São Paulo com mais de mil apresentações culturais divididas em 100 atividades artísticas.

Uma caravana com 490 artistas de diversos lugares do Brasil e do mundo, divididos em 14 roteiros, se prepara para viajar pelo estado de São Paulo na 11ª edição do CIRCUITO SESC DE ARTES. Com atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias e artes, o Circuito acontece de 29 de março a 14 de abril, de sexta-feira a domingo, das 16h às 21h30 em 121 cidades.

De atmosferas poéticas a explosões de cenas, de performances solo a grandes grupos, de trabalhos manuais à realidade virtual, o CIRCUITO SESC DE ARTES envolve 100 programações culturais em mais de mil apresentações artísticas em espaços públicos, sempre com atrações gratuitas para todas as pessoas. Realizado desde 2008, o Circuito tem como objetivo estimular a circulação e a difusão de trabalhos artísticos, inspirar diversos usos para os espaços públicos e ampliar as possibilidades de convivência.

“A importância do projeto está, sobretudo, ligada ao caráter democrático das ações, pensadas para aproximar o público das mais diversas formas de expressão da arte e de seus conteúdos. Ao levar as atividades para as praças, o CIRCUITO SESC DE ARTES cria pontes significativas entre as pessoas, os artistas e o próprio espaço”, explica Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

121 cidades em três semanas

O Circuito é dividido em 14 roteiros que, em três semanas, percorrerão 121 cidades do interior, litoral, grande São Paulo e capital paulista que receberá atividades em 6 bairros da Zona Leste. Ao longo do dia, cada cidade terá uma programação composta de espetáculos, intervenções, vivências e oficinas. Em todas essas ações, haverá a mediação de artistas e educadores.

Para a realização do CIRCUITO SESC DE ARTES o Sesc São Paulo conta com a parceria das prefeituras municipais e sindicatos do comércio locais. A coordenação dos trabalhos envolve equipes de diversas unidades do Sesc em todo o estado.

Destaques na região

Por onde passa, o CIRCUITO SESC DE ARTES leva atividades culturais que abordam diversas linguagens, com artistas, grupos, coletivos e companhias com longas e reconhecidas trajetórias. A turnê do projeto desembarca em Motuca, Tabatinga e Matão de 5 a 7 de abril. A população dessas cidades poderá apreciar o espetáculo de dança Kodon, da Cia Fankama Obi, baseado em movimentos da dança africana Mandingue, que também será ensinada em uma oficina.

Quem gosta de música pode conferir o show d’Os Rauzitos, que apresentam canções do maluco beleza Raul Seixas. Um outro destaque da programação, é Estupendo Circo di SóLadies, que traz cenas clássicas do universo do circo sob a perspectiva feminina de três palhaças.

Dourado, Ibitinga e Jaú são os destinos no final de semana de 12 a 14 de abril. Entre as atrações desse período, o espetáculo de dança da Balangandança Cia, Ninhos, traz coreografias que lembram brincadeiras infantis e movimentos de animais, de olho na criançada, mas sem deixar de atrair os mais velhos também. Da Espanha, a Markeliñe Compañia Teatro traz a montagem teatral Andante, em que cinco instalações atraem a atenção do público. Os atores e músicos do grupo vão desenvolvendo as histórias enquanto caminham por esses cinco pontos, alternando o tom entre o humor e o drama.

Programação completa na região

Cidades

Motuca – Dia 5 de abril, sexta-feira.

Praça da Igreja Matriz, Rua São Francisco, s/n°, Centro.

Tabatinga – Dia 6 de abril, sábado.

Praça 8 de Maio – Rua Prudente de Morais, s/n°, Centro.

Matão – Dia 7 de abril, domingo.

Parque Ecológico José Laerte Tarallo Mendes, Avenida Bortolo Biava, s/nº,

Nova Matão.

Atrações:

Dança

Kodon – Cia. Fankama Obi (SP)

O grupo apresenta a música e a dança Mandingue, expressão tradicional dos povos da Guiné Conacri, no oeste da África. Sete dançarinos e cinco percussionistas fazem uma releitura dos Balés da Guiné, que têm importante papel sociopolítico. Eles utilizam a teatralidade e a ludicidade para falar de machismo e racismo e propor uma discussão sobre a importância do protagonismo feminino e do empoderamento negro.

Oficina de dança Mandingue – Cia. Fankama Obi (SP)

O grupo de dançarinos e músicos convida o público para uma oficina da dança Mandingue. Na cultura da região, a música e a dança são parte essencial da cultura popular e do cotidiano, já que existem cantos e ritmos para cada ocasião especial: batismos, iniciações, casamentos, trabalho, etc.

Música

Os Rauzitos (SP)

No show A Lenda do Maluco Beleza os músicos resgatam as canções mais criativas, fantásticas e lúdicas de Raul Seixas e fazem uma apresentação de rock para crianças que não vai deixar adulto nenhum parado. Do Baú do Maluco Beleza, saem composições que cantam um universo de referências mágicas e míticas, narrativas divertidas e metáforas bem-humoradas como apenas Raul Seixas conseguiu inserir na música popular brasileira.

Circo

Estupendo Circo di SóLadies – Circo di SóLadies (SP) O espetáculo faz uma releitura de cenas clássicas, porém, sob uma perspectiva feminina, quando três palhaças decidem criar seu próprio circo.

Através do riso, do jogo cênico e do improviso, o grupo formado por mulheres – palhaças, atrizes, musicistas e pesquisadoras – propõe uma reflexão sobre o lugar da mulher não apenas no circo, mas também nas artes e na sociedade, e sobre a igualdade de gênero.

Artes Visuais

Estamparia Manual – Fernanda Kikuchi (SP)

Nesta oficina, os participantes vão aprender a técnica de pintura em estêncil, que serve para estampar tecidos com ferramentas fáceis e acessíveis, como rolo de pintura, tinta serigráfica e máscara de acetato. A arte-educadora é designer gráfica e trabalha com impressões manuais em roupas, acessórios e decoração.

Tecnologias e Artes

Oficina DrawDio – Desenhos Sonoros – Marcelo Muniz (SP)

Um sintetizador de sons simples é ligado a um lápis ou pincel. Como resultado, a música vai desenhar nos materiais escolhidos, conforme variam as frequências sonoras. O nome do equipamento,DrawDio, vem de draw (desenhar) e áudio. O público terá DrawDios de diferentes materiais, com propriedades condutivas diversas, para explorar e desenhar.

Literatura

Universo HQ – TG3 Design e Conteúdo (SP) e Coletiva Lobas

A atividade é montada a partir de um carrinho de carga, do qual saem livros, bancos, espreguiçadeiras, tapetes e a sinalização do espaço. A praça ganha um ambiente confortável e todo destinado às histórias em quadrinhos. A mediação de leitura ficará a cargo do Coletiva Lobas.

Cinema

Cinema em Realidade Virtual – Parceria com a Mostra Internacional de

Cinema de São Paulo (SP)

O público é convidado a experimentar a tecnologia imersiva que vem abrindo possibilidades de linguagens de cinema e novas formas de contar histórias.

Será apresentado um panorama da produção recente com filmes curtos que exploram novos caminhos para a experiência em VR (“virtual reality” / realidade virtual).

Cidades

Dourado – Dia 12 de abril, sexta-feira.

Praça da Igreja Matriz São João Batista, s/nº, Centro.

Ibitinga – Dia 13 de abril, sábado.

Praça João Abrão. Rua Júlio Fernandes Vasques, s/nº, Jardim Centenário.

Jaú – Dia 14 de abril, domingo.

Parque do Rio Jaú, Avenida Dr. Quinzinho, s/n, Jardim Jorge Atalla.

Atrações:

Música

Cumbia Calavera (SP)

Único bloco de cumbia de São Paulo e uma das poucas fanfarras a incentivar os músicos a improvisar durante as apresentações. O grupo apresenta ritmos da cumbia chicha peruana, da música colombiana e dos sons folclóricos andinos (Bolívia, Chile e Peru), misturada com a iconografia da Fiesta de lós Muertos, do México, e suas caveiras. Os shows do coletivo são dançantes, com canções tradicionais e composições próprias.

Circo

Show da Percha – Circo do Asfalto (SP)

A percha de equilíbrio é uma técnica circense pouco praticada em razão do alto grau de dificuldade. É um mastro sustentado por uma pessoa, enquanto outro artista sobe até o topo e demonstra suas habilidades. A companhia paulista recupera essa técnica com a Palhaça Francisquinha e o Malabarista Diou, que injetam humor na apresentação e se revezam em números de acrobacia, contorcionismo, malabarismo e a percha.

Dança

Ninhos – Balangandança Cia. (SP)

A partir de seu ninho, cada pessoa vai buscar voos mais altos. Com mais de 20 anos de estrada, o grupo de dança contemporânea apresenta coreografias que lembram brincadeiras infantis e movimentos de animais, com o objetivo de prender a atenção das crianças. Ao mesmo tempo, propõe uma história de segurança, carinho e afeto no ninho, até que cada um saia dali para buscar suas aventuras do desconhecido.

Tecnologias e Artes

CNC + Pingentes para Bordado – Kosmo (SP)

A oficina realiza o encontro da fabricação digital com a tradição do bordado em ponto-cruz. Os participantes vão acompanhar a produção de um pingente com um sistema de comando numérico computadorizado (CNC) que, a partir de um desenho vetorial, recorta e fura a peça com precisão. Em seguida, cada um vai decorar seu pingente com linha colorida e ponto-cruz, sob orientação dos arte-educadores.

Teatro

Andante – Markeliñe Compañia Teatro (Espanha)

Neste espetáculo de rua, são preparadas no chão cinco instalações com objetos que atraem a atenção do público. Quando chegam os atores e músicos mascarados, cada história começa a se formar, conforme o cortejo vai andando do primeiro para o segundo, até chegar ao quinto ponto, ora pendendo para o humor, ora para o drama. O grupo de teatro vem de Bilbao, no País Basco, e tem mais de 30 anos de trabalho.

Literatura

Mergulho na Leitura – Instituto Clio (SP)

Uma equipe de mediadores e "mergulhadores" de leitura recebem o público para promover brincadeiras em narrativas literárias, aproveitando um acervo diversificado de obras. O objetivo é incentivar o contato com os livros e o hábito da leitura de forma lúdica e divertida.

Serviço:

CIRCUITO SESC DE ARTES 2019

De 29 de março a 14 de abril

Programação:

1º fim de semana: 29, 30 e 31 de março

2º fim de semana: 5, 6 e 7 de abril

3º fim de semana: 12, 13 e 14 de abril

Sextas, sábados e domingos, das 16h às 21h30.

Grátis. Livre.

A programação completa está na internet: sescsp.org.br/circuitosescdeartes