Home Geral

Cidália Beatriz Valério Lopes recebe a honraria de Cidadã Araraquarense

144
Cidada Araraquarense Cidalia 13.04.2018 33

Cidada Araraquarense Cidalia 13.04.2018 33

Após anos de dedicação à educação e à comunidade, a professora Cidália Beatriz Valério Lopes recebeu, nesta sexta-feira (13), a honraria de Cidadã Araraquarense no Plenário da Câmara Municipal, com a presença de familiares e amigos, entre eles, o vereador José Carlos Porsani (PSDB) proponente da homenagem. “O envolvimento da professora Cidália com a sociedade araraquarense vai muito além da sala de aula, da educação, pois ela é muito lutadora e pratica várias ações sociais em prol da população do município”, ressaltou o parlamentar.

O presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), parabenizou o proponente da honraria pela escolha. “O nosso vereador Porsani foi muito sábio, pois a homenageada preenche todos os requisitos para receber o título de cidadã araraquarense, como a realização de trabalhos voluntários”, destacou.

O deputado estadual Roberto Massafera (PSDB) frisou a importância do papel do professor na sociedade. “Cidália escolheu Araraquara para viver e educar diversos cidadãos, fazendo a diferença no município”, afirmou. O vice-prefeito Damiano Neto (PP) parabenizou a homenageada por seus ideais e dedicação à comunidade.

Para Cidália, a entrega do título foi uma surpresa. “Eu não esperava por esse reconhecimento apesar de me sentir cidadã araraquarense há muito tempo, pois fui bem recebida por todos da cidade e construí uma grande família aqui. Só tenho que agradecer por tudo que eu conquistei ao longo desses anos em Araraquara”, concluiu a professora.

Cidália Beatriz Valério Lopes

Cidália Beatriz Valério Lopes nasceu em março de 1941 na cidade Santos. Graduou-se pela Faculdade de Ciências e Letras de Santos, obtendo Licenciatura em Português e Francês. Casou-se com o professor José Maria Lopes em 11 de maio de 1968.

O casal mudou-se para Araraquara em 1970. Cidália fez sua trajetória no magistério nas escolas Francisco Pedro Monteiro Da Silva, Dorival Alves, Pedro José Neto, João Manoel Do Amaral, Augusto Da Silva Cesar e Antônio Lourenço Correa, onde permaneceu até se aposentar.

Após a morte do marido em 1985, a professora assumiu sozinha a criação de suas três filhas: Célia, Ana e Beatriz. Cidália também teve 6 netos: Guilherme, Gabriel, Luísa, Rodrigo, Letícia e Lucas.

A convite do amigo José Carlos Porsani, a homenageada foi voluntária na Sociedade Amigos do Bairro de Santa Angelina (Sabsa), entidade que seu marido foi um dos fundadores. Foi representante da entidade no Concriar, e participa do Departamento de Educação até hoje. É voluntária da casa da amizade do Rotary Carmo e participante ativa da comunidade católica da Paróquia Santa Ângela.