Yashuda na abertura da feira na Santa Cruz na manhã desta segunda-feira
Aconteceu na manhã desta segunda-feira (7), a abertura da 20ª Semana de Assistência Farmacêutica Estudantil (SAFE), evento anual realizado por docentes e discentes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), da Unesp de Araraquara, que busca aplicar o conhecimento que os alunos recebem em sala de aula sobre atividades de promoção da saúde da população. A abertura contou com a participação do diretor da FCF/Unesp, Prof. Dr. Luis Vitor Silva do Sacramento; do coordenador discente, Prof. Dr. Marcelo Tadeu Marin; dos coordenadores discentes Matheus Marques e Bruno Motta e do presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda. A SAFE vai acontecer até o dia 11 de maio, das 9h às 17h, na Praça Santa Cruz, centro de Araraquara.
Realizada anualmente desde 1999, é um evento sem fins lucrativos, que visa transmitir à população conhecimentos básicos de saúde, além de reafirmar a importância do profissional farmacêutico dentro de suas áreas de atuação.
Formado pela FCF/Unesp, Yashuda destacou que a SAFE é uma excelente oportunidade para o estudantes e para a população. “O evento é muito importante tanto para a população quanto para os alunos participantes, uma vez que transmite informações relevantes em saúde e reafirma a importância do profissional farmacêutico na promoção da qualidade de vida. A população agradece esta parceria entre a Unesp e a Prefeitura”, disse o parlamentar.
A SAFE já se tornou uma tradição para a população, constando no calendário de eventos oficiais de Araraquara, por meio da Lei Ordinária nº 8477, de 12/06/2015, de autoria de Yashuda. As atividades contam com a participação de alunos de graduação do curso de Farmácia da Unesp previamente treinados, alunos dos programas de pós-graduação e também por professores coordenadores. São cerca de 200 acadêmicos de Farmácia que trabalham nos cinco dias de evento.
A SAFE é semelhante a uma “feira de saúde” composta pelos seguintes estandes temáticos: Anemia; Diabetes; Uso Correto de Medicamentos; Doenças Parasitárias; Fitoterápicos e Plantas Medicinais; Alimentação e saúde; Hipertensão Arterial; Prevenção do Câncer; Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes e Educação Sexual. Além disso, são realizadas palestras e atividades lúdicas sobre saúde com adolescentes em escolas municipais, programa este chamado de CrianSAFE.
Por ser uma atividade de assistência farmacêutica voltada para temas que envolvem a área da saúde, em especial da Farmácia, o público alvo da SAFE é a população em geral, envolvendo desde crianças até idosos. Em média, no evento são realizados cerca de 4.000 atendimentos, compreendendo orientações acerca dos temas abordados e realização de exames rápidos de triagem, tais como: quantificação da glicemia capilar, para Diabetes, quantificação do hematócrito, para Anemia, e aferição da pressão arterial, para Hipertensão.