Feirante exibe os produtos vendidos na feira
O mesmo grupo de produtores rurais que trabalha às sextas-feiras em frente ao campo da Ferroviária desde a tarde desta terça-feira vem enfrentando um novo desafio: vender produtos de qualidade e preços mais em conta na Feira do Produtor Rural do Valle Verde.
A feira é composta por produtores rurais devidamente capacitados pelo Sindicato Rural e Senar; ao longo do ensinamento eles também recebem o apoio da Fundação Itesp e do Sebrae. A Prefeitura Municipal entra praticamente na fase de finalização pois cede os espaços para que os feirantes possam vender os seus produtos.
No ano passado mais de duas dezenas de produtores começaram o curso com aulas práticas e teóricas, além de orientações sobre gestão de negócios. Hoje são 13 estandes que se deslocam as sextas-feiras e permanecem abertos das 16h às 20h na Praça Scalamandré Sobrinho.
Estudos levaram os produtores a reivindicarem outro ponto junto a Prefeitura que agora lhes cede outro espaço – no Valle Verde. Neste bairro os feirantes vão trabalhar sempre as terças, no mesmo horário.
Segundo Marcelo Roberto dos Santos, um dos coordenadores do grupo de produtores, o movimento em frente ao campo da Ferroviária já é muito bom, mas com tendência de melhorar ainda a partir do instante que a feira ficar mais conhecida: “Hoje estamos abrindo novo espaço, vamos enfrentar novos desafios, mas estamos conscientes de que estão fazendo o melhor por nós”.
O curso de capacitação durou cerca de oito meses; o Sindicato Rural organizou o programa do começo ao fim, o Senar disponibilizou os instrutores para os vários módulos, a Fundação Itesp selecionou os interessados, o Sebrae mostrou a eles a importância da gestão e o município ofereceu os espaços, além de acompanhar a parte de higiene e saúde.
O coordenador regional do SENAR, João Henrique de Souza Freitas, comentou no final da tarde que a iniciativa só trará benefícios para o consumidor e principalmente para o produtor rural que assim conseguirá se manter no campo, desenvolvendo a agricultura familiar e tendo a garantia de uma renda.