A principal razão está na redução de participação dos sumos de frutas e açúcares de cana de açúcar e beterraba nas exportações do município
Segundo levantamento feito pelo Núcleo de Economia do Sindicato do Comercio Varejista de Araraquara (Sincomercio), o saldo total das operações de comércio exterior do município cresceu apenas 2,75% entre setembro e agosto, atingindo o valor de U$ 53,74 milhões no mês. No primeiro trimestre de 2018, Araraquara ocupava o nono lugar no ranking de municípios que mais exportam no Estado.
Com as últimas quedas referentes ao período de janeiro a setembro a cidade caiu para a 12º posição. Apesar disso, a balança comercial de Araraquara teve um resultado de recuperação em setembro, em comparação a uma abrupta queda de 36,3% registrada no mês anterior.
Saldo da Balança Comercial – Variação %:
Fonte: Comex Stat. Elaboração: Sincomercio
De acordo com Délis Magalhães, economista do Sincomercio, o resultado vem de um aumento de 1,44% nas exportações combinado com queda de 11,6% das importações.
Apesar do saldo final ainda ser positivo, ele foi motivado mais pela redução na demanda por bens importados do que pela expansão comercial do município. “Isso indica um desaquecimento da atividade econômica de Araraquara voltada ao comércio internacional, muito influenciada pela incerteza política e constante oscilação cambial que acaba prejudicando as tarifas das operações”.
Os sumos de frutas e os açúcares (de cana ou beterraba), dois dos principais produtos comercializados pelo município têm apresentado redução de participação nas exportações, de 47,5% e 25% respectivamente no comparativo entre os meses de setembro e julho desse ano, influenciando diretamente nos resultados finais.