Home Geral

Confirmada terceira morte por dengue em Araraquara e prefeitura intensifica combate a epidemia

89

Com 2035 casos confirmados de dengue, Araraquara já registra três mortes e outras quatro ainda aguardam a chegada dos laudos médicos.

Nesta terça-feira (26), o caso de Ângela Maria dos Santos, 66 anos, moradora do Jardim Martinez, foi confirmado pela Secretaria de Saúde.

Em meio a uma epidemia, a cidade vem perdendo a luta contra o mosquito Aedes aegypti e conta com a conscientização da população no sentido de limpeza em seus quintais e não jogar lixo nas ruas, para assim não criar mais focos do mosquito transmissor da dengue.

Mesmo diante do numero elevado dos casos de dengue na cidade a Prefeitura Municipal não decretará estado de emergência, disse que “quando for caracterizada tal necessidade, o poder público municipal o fará. Até o momento, a situação de epidemia está sendo enfrentada sem que exista essa necessidade”.

Informou também, que está em fase final de classificação dos inscritos que ajudarão nas operações de limpeza e caça aos focos. Após seguir todos os prazos legais, a classificação final será publicada, conforme estabelece a legislação e, posteriormente, os primeiros classificados serão convocados. 

Na batalha contra a epidemia de dengue, a Gerência de Controle de Vetores realizou, neste começo de ano, 27 autos de infração. Desse total, foram geradas duas advertências e três multas. Os outros 22 processos estão em andamento respeitando prazo de 10 dias que o munícipe tem para se defender do auto. 

A Gerência de Fiscalização de Posturas aplicou 343 multas a proprietários de imóveis que não providenciaram a limpeza de seus terrenos. Em relação aos passeios públicos sem limpeza, foram aplicadas 134 multas. Foram aplicadas ainda 15 multas em imóveis abandonados. 

A Secretaria de Comunicação informou que, desde o lançamento da plataforma WhatsApp, atendeu 2.227 pessoas com solicitações de variados temas, como saúde, zeladoria, assistência social. Grande parte, cerca de 80%, está relacionada à dengue, como apontamentos de possíveis focos, solicitação de informações sobre atendimento, horários das unidades de saúde, sobre sintomas, dentre outros.  As solicitações são encaminhadas aos setores responsáveis que as colocam em seu cronograma de atividades.

Também foram ampliados os horários de funcionamento dos postos de saúde dos bairros Jardim Paulistano, América, Iguatemi e Selmi Dei I, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19 horas, e aos sábados, das 13h ás 19h, para suprir os casos de dengue.

Ressaltando que a cidade conta hoje com dois pólos de atendimento e assistência aos doentes, um no CEAR e outro inaugurado nesta segunda-feira(25), na Rua Voluntários da Pátria, 2.310 – Centro.