Home Destaques

Cosenzo, o mais votado na eleição do Conselho Superior do Ministério Público

Tendo já integrado o Ministério Público em Araraquara, o promotor José Carlos Cosenzo, vindo da região de São José do Rio Preto nos anos 80 sempre considerou ser a passagem por Araraquara, uma das mais importantes da sua carreira.

1131
O promotor público José Carlos Cosenzo que por muitos anos trabalhou em Araraquara

Em uma eleição com 94,4% de participação da classe, a maior de toda a história para o Conselho Superior, o MPSP definiu, neste sábado (7/12), os seis novos membros do colegiado. “Quero parabenizar a todos os que participaram da eleição”, declarou o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, pouco depois de encerrar a votação e proclamar o resultado, ao lado da comissão eleitoral, formada por Airton Buzzo Alves, Antonio Calil Filho, Antonio Celso Pares Vita e Eduardo Del Campo.

 O PGJ atribui o recorde de participação à adoção do voto a distância e pediu aos presentes na sede do MPSP que aplaudissem os técnicos do CTIC. Ele também agradeceu ao subprocurador-geal de Justiça de Planejamento, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, pelo suporte dado aos técnicos para a implementação do voto a distância, que ocorreu na atual gestão.

 Os seis procuradores escolhidos pela instituição para compor o Conselho no biênio 2020/2021 são: José Carlos Cosenzo, Tiago Zarif, Pedro Henrique Demercian, Vidal Serrano, Luiz Antonio Nusdeo e Arual Martins. Nesta segunda-feira (9), o Órgão Especial se reúne para indicar três membros para o Conselho Superior, que tem ainda em sua composição o PGJ e a corregedora-geral do MPSP, Tereza Exner.

Promotor de Justiça, nascido em Nova Itapirema, pequena cidade próxima a São José do Rio Preto, em São Paulo, Cosenzo é formado em Direito pela Faculdade Riopretense e, desde 1987, é Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado de São Paulo. Antes, Cosenzo passou por Araraquara, onde sempre desfrutou do carinho da nossa gente, principalmente no Clube Araraquarense onde participava dos eventos com a família e também das competições esportivas internas.

Recentemente, o Procurador-Geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, nomeou José Carlos Cosenzo para responder pela Coordenadoria de Assuntos Estratégicos do MPSP. O promotor, que atua no 5º Tribunal do Júri da Capital e já presidiu a Associação Paulista do Ministério Público e a Associação Nacional do Ministério Público (Conamp), passou a integrar o grupo de assessores da PGJ para acompanhar assuntos de interesse institucional no Poder Legislativo, na esfera estadual e federal, e também no Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG).

CONFIRA A LISTA COMPLETA DE VOTAÇÃO

1) José Carlos Cosenzo – 726 votos

2) Tiago Zarif – 603 votos

3) Pedro Henrique Demercian – 590 votos

4) Vidal Serrano – 587 votos

5) Luiz Antonio Nusdeo – 563 votos

6) Arual Martins – 496 votos

7) Mário Augusto Vicente Malaquias – 407 votos

8) Sebastião Silvio Brito – 384 votos

9) Thales Cezar de Oliveira – 377 votos

10) Cícero José de Morais – 337 votos

11) Beatriz Augusto Pinheiro – 323 votos

12) Ricardo Barbosa Alves – 286 votos

13) Valter Santin – 270 votos

14) Cristina Di Giaimo Caboclo – 247 votos

15) José Eduardo Ismael Lutti – 192 votos

16) Valeria Carvalho Pinto Guedes Piva – 182 votos

17) Lycurgo de Castro Santos – 138 votos

18) Carlos Daniel Vaz de Lima Junior – 108 votos