Home Geral

DAAE. Cuidado em anunciar serviço e depois aumentar a conta.

57
Hidrometro 02

 Hidrometro 02Anunciar que baixou a perda foi muito rápido, após comprar o campo do Estrela.

Projetos de subsetorização, troca e renovação do parque de hidrômetros da cidade, localização de vazamentos não visíveis com o uso do novo geofone, além de manutenção e troca de válvulas redutoras de pressão são algumas das medidas que vem sendo implantadas pelo Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) para reduzir o índice de perdas de água em Araraquara.

Essas ações têm como objetivo reduzir a média total do índice de perdas que fechou 2017 em 48,75%. E elas já estão apresentando resultados positivos: nos primeiros cinco meses de 2018, a média total do índice já caiu para 45.9%, quase 2 pontos percentuais a menos que o registrado no mesmo período do ano passado, que foi de 47,62%

No caso do geofone adquirido pela Gerência de Controle de Perdas, o novo equipamento vai melhorar a eficiência e a qualidade dos trabalhos realizados pela gerência. O aparelho, que é importado e um dos mais modernos, atualmente, no mercado, foi adquirido por cerca de R$ 20 mil, da representante LWS Equipamentos para Saneamento, que forneceu treinamento quanto ao uso. Equipes comandadas pela Unidade de Macromedição saem a campo para pesquisar e detectar os vazamentos não visíveis nas tubulações de água da cidade.

De acordo com Marcos Isidoro, superientendente do Daae, as perdas podem ser fisicas, por rompimento de redes e de faturamento, por marcação menor causada por hidrômetros antigos que perdem a eficiência e também pela inadimplência de pagamentos. 

“Estamos trabalhando. Hoje, a média do Daae está em 46%. Se continuarmos com seu trabalho contínuo, ou seja, de setorização, troca e renovação do parque de hidrômetros da cidade, localização de vazamentos não visíveis e manutenção e troca de válvulas redutoras de pressão, a previsão é de redução das perdas em pelo menos 3% ao ano. Ou seja, no prazo de 3 anos o município deverá chegar ao patamar da média nacional”, avalia ele.

Vale destacar ainda que somente na subsetorização da região do Jardim Roseiras e Vila Velosa está sendo implantado 1,5 km de rede para modernizar o sistema de interligação de água, reduzir vazamentos e combater perdas.