
O Evento MutCom, Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, será realizado em parceria com a Unidade de Educação Ambiental
Atividade será cumprida a partir das 8h30 de acordo com o Daae
A Unidade de Educação Ambiental, Gerência de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, da Diretoria de Gestão Ambiental do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), realizará neste sábado (27), das 8h30 às 11 horas, em conjunto com o Grupo de Escoteiros Jose Luiz Torquato, o Evento MutCom, Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, no Córrego Água Branca.
A UEA desenvolve atividades de educação ambiental por todo o município e, nesta região específica, tem desenvolvido trabalho junto à comunidade local para preservação e manutenção do Córrego Água Branca. À iniciativa da unidade soma-se a participação do Grupo de Escoteiros. O roteiro da atividade será no entorno da nascente do Córrego da Água Branca, entre a Rua Mario Barbugli, Avenida Taya Efremoff, Rua Paulo Geraldo de Mori (Avenida Marginal Um), Avenida Dr. Ronaldo Octaviano Diniz Junqueira, Avenida Dr. Jorge Bedran, e Avenida Engº Camilo Dinucci, englobando os bairros Jardim Cruzeiro do Sul I, Jardim Dumont e Jardim Arco-Íris, na Zona Leste da Cidade.
Neste ano, será realizado o 20º Mutirão Nacional, com o tema Escotismo Educação para a Vida, uma atividade de mobilização nacional voltada à integração e colaboração dos Escoteiros do Brasil com a sociedade. Para os jovens é a oportunidade de exercer atividades de serviço que estimulam o envolvimento com a comunidade.
O Grupo de Escotismo José Luiz Torquato prepara os jovens, para este tipo de ação. O escotismo é um movimento educacional de jovens, sem vínculo a partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos, e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, etnias e credos, de acordo com o seu Propósito, seus Princípios e o Método Escoteiro. O propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar pelas suas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido pelo seu projeto educativo.