
Indicador da Boa Vista não mostra sinais de aceleração em 12 meses, devido ao fraco crescimento da economia e ao desemprego
Demanda por crédito não tem apresentado sinais de aceleração
A demanda por crédito do consumidor avançou 1,5% em abril na comparação com março, já descontados os efeitos sazonais, de acordo com dados nacionais da Boa Vista.
Na comparação com abril de 2018, o indicador evoluiu 10,4%. No acumulado em 12 meses, a alta é de 3,7%.
Considerando os segmentos que compõem o indicador, o financeiro apresentou aumento de 3,6% no mês. O segmento não financeiro, por sua vez, variou apenas 0,1% na mesma base de comparação.
A trajetória do indicador acumulado em doze meses mostra que a demanda por crédito não tem apresentado sinais de aceleração no seu ritmo de recuperação, refletindo o fraco crescimento da economia e mercado de trabalho fragilizado por elevadas taxas de desocupação e subutilização da mão de obra.
A rápida queda da confiança dos consumidores em 2019 pode se refletir em um comportamento mais cauteloso dos consumidores e afeta, com isto, a demanda por crédito.
Um crescimento mais robusto do indicador segue condicionado à melhora da renda, das condições de crédito e à diminuição da desocupação.