Home Geral

Dengue avança e combate ainda não consegue derrubar o mosquito

759
Dengue 90

Nem mesmo o Exército da Salvação criado pela Prefeitura vem conseguindo minimizar o que já se chama de epidemia, que é a concentração de determinados casos de uma doença em um mesmo local e época.

Dengue 90Área de Saúde em Araraquara faz de tudo para impedir que situação se agrave

O período de chuvas faz com que casos de dengue se intensifiquem. Desde o início do ano, a Secretaria da Saúde está monitorando o crescimento da doença na cidade, que hoje já podemos classificar como epidemia.

A UNIMED Araraquara informou que até 24 de janeiro, houve o atendimento de aproximadamente 670 casos de suspeitas de dengue, o que significa uma média de 25 casos atendidos diariamente no seu” 24 horas”. Desses atendimentos o número de casos confirmados ainda não foi fechado.

No bairro do São José em Araraquara, dezenas de pessoas estão acometidas pela doença, uma delas é Maria do Carmo de Lima de 68 anos, que disse ser vítima da dengue pela segunda vez, e que em sua casa estão doentes também, o marido e a funcionária.

Segundo números oficiais da Secretaria de Saúde na segunda feira (21), passados pela comunicação da Prefeitura Municipal, a cidade teria apenas 27 casos de dengue confirmados.

Alessandra Marques, proprietária de uma quitanda no bairro, disse que a procura por Inhame tem aumentado assustadoramente nos últimos dias, devido ao suco do tubérculo ser eficaz para o aumento de plaquetas no sangue.

Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Segundo consumidores, como Maria do Carmo, o suco de Inhame para pessoas que já contraíram a doença, aumenta a imunidade, ajudando a dar força ao organismo para que se recupere rapidamente. 

SINTOMAS DE DENGUE CLÁSSICA

Os sintomas de dengue se iniciam de uma hora para outra e duram entre cinco a sete dias. Normalmente eles surgem entre três a 15 dias após a picada do mosquito infectado. Os principais sinais são:

  • Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C)
  • Forte dor de cabeça
  • Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento
  • Manchas e erupções na pele, normalmente com coceiras
  • Extremo cansaço
  • Moleza e dor no corpo
  • Dores nos ossos e articulações
  • Náuseas e vômitos
  • Tontura
  • Perda de apetite e paladar.

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue, apenas medicamentos para os sintomas da doença, ou seja, fazer-se um tratamento sintomático. É importante tomar muito líquido para evitar a desidratação.