Home Geral

Devido a falta de merendeira, creche em Araraquara serve sucos e biscoitos às crianças

1038
Lanche Escolar

Denuncia mostra que devido ao desfalque de merendeiras no setor público, alimentação de crianças vem sendo prejudicada

Lanche Escolar

É de conhecimento público que existe a falta de merendeiras nas escolas e creches em Araraquara.
Segundo a merendeira Renata Pereira Barbosa, que usou a Tribuna Popular na Câmara Municipal no ultimo 7 de maio, elas vivem um ano de total desmonte e negligências, pois, o número é insuficiente para desempenhar o serviço, além de que o quadro de  funcionários não foi reposto, sobrecarregando e adoecendo aquelas que ainda estão nas cozinhas. 
Fez também denúncias de assédio moral, quando expôs situações que, segundo relato de colegas de trabalho, quando questionam ou se recusam a fazer o trabalho nestas condições são ameaçadas e coagidas, “um verdadeiro assédio moral, ora pela administração da pasta, ora pelas diretoras das unidades” – afirmou Renata.

Hoje uma nova denúncia foi postada em rede social pelo diretor do Sismar, Luciano Fagnani que também é pai de uma aluna do CER  Honorina Comelli Lia, que hoje está adaptada na Vila Harmonia, onde afirma que as crianças estão sem jantar na unidade devido a falta de servidoras.

Segundo Luciano, a merendeira do CER passou no concurso para agente educacional e a creche ficou desfalcada, e nesta segunda-feira (3), ele ficou sabendo que desde então, no jantar do P2 só servem pão com leite ou suco com biscoitos, e que não servem comida, porque não tem merendeira que possa fazer “ é um absurdo uma criança na faixa de 1 e meio ou dois, comer esse tipo de alimentação, pela falta de contratação de merendeiras”. Ainda segundo o sindicalista, a merendeira que trabalha na escola não faz nem mesmo seu horário de almoço para conseguir suprir a demanda, pois, uma outra merendeira fica no berçário cuidando dos bebês “nunca vi tamanha irresponsabilidade como a que vem acontecendo nesta unidade”, afirmou o sindicalista.

Luciano fez uma postagem em rede social, onde deixou uma pergunta à Prefeitura Municipal “até quando vocês vão enrolar para adequar o quadro desses profissionais para que consigam prestar um bom serviço à sociedade”?

Segundo uma merendeira de uma das unidades municipal, o almoço é servido entre 9h30 e 10h30 por tanto o jantar das 14h30 as 15h30, ressaltou ainda que existem crianças nas unidades que não tem o que comer em casa, e por isso a prefeitura teria que fornecer uma alimentação saudável. 

O que diz a prefeitura

A Secretaria da Educação reitera que o principal problema em relação a mencionada defasagem do quadro de agentes sociais de serviço público (merendeiras) se refere as reiteradas faltas dia, licenças para diversos fins e absenteísmo e não, necessariamente, a reposição de quadro de funcionários. Sobre as denúncias de possível assédio moral envolvendo as merendeiras da rede municipal, a Secretaria está instaurando um processo de sindicância para apuração das denúncias.
 
O setor esclarece também que de fato houve o desligamento de uma merendeira no CER Honorina Comelli Lia, ocorrido em 27 de maio de 2019 e esta vaga será devidamente reposta. Em razão deste desligamento, para evitar prejuízos a oferta nutricional e não sobrecarregar a merendeira responsável pela produção do alimento, foi elaborado, pela equipe de Nutrição desta Secretaria, uma adaptação das refeições do jantar, sendo mantido inalterado o cardápio das demais refeições.  De modo equivocado, não se deu cumprimento a alteração proposta para o jantar na quinta e na sexta-feira da semana que passou, sem que a Secretaria fosse comunicada de tal fato.
 
Nesta semana, o cumprimento do cardápio proposto pela equipe de Nutrição foi devidamente retomado. Por fim, a Secretaria lamenta que um assunto tão importante e necessário à educação escolar, sirva a pautas equivocadas e motivadas por outros interesses.