O comércio de Araraquara está preparado para o Dia dos Namorados (12/06), última data comemorativa do primeiro semestre do ano. Segundo levantamento do Núcleo de Economia do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), espera-se um aumento nas vendas de até 5% em relação a 2017.
Alguns fatores serão primordiais para alavancar as vendas, como a proximidade com a Copa do Mundo e a chegada do inverno. Ainda em 2017, o comércio já apresentou uma retomada nessa data em relação a 2016. Nesse ano, a tendência deverá ser mantida.
Além do comércio, o setor de serviços costuma ter uma alta demanda no período, principalmente o segmento de alimentação. A proximidade com a Copa do Mundo também promete um grande aumento na movimentação de bares e restaurantes e um aumento nos presentes relacionados a futebol.
“A chegada do inverno também representa uma boa notícia paras lojas de vestuário e calçados, que com certeza terão um aumento nas vendas em junho”, explica Délis Magalhães, economista do Sincomercio.
Ainda para Délis, os segmentos que possuem mais representatividade na data continuam sendo as
joalherias, perfumarias, floriculturas, lojas de vestuário e calçados, além dos citados bares e restaurantes.
No que tange às contratações de temporários, o clima continua frio. Os lojistas buscam manter o quadro de funcionários intacto e evitar as contratações como forma de evitar um possível excedente de mão de obra.
“Com as boas perspectivas do momento, o comércio deverá viver uma boa recuperação nas vendas nesse mês de junho, terminando o primeiro semestre do ano com saldo positivo”, finaliza a economista.
Para o presidente Antonio Deliza Neto, o cenário político que se apresenta indefinido, assim como nas outras datas comemorativas, deve influenciar o movimento nas lojas de Araraquara.