Cidade se preparou para viver a certificação de 22 feirantes capacitados pelo Senar e o Sindicato Rural
Ângela Nigro com Meire Severino (Rádio Maranata FM), Ana Olga Bahr e a consumidora
Américo Brasiliense tem a partir de hoje uma feira com produtos da mais alta qualidade vindos diretamente do campo e com preços mais acessíveis. Foi essa a proposta do Sindicato Rural de Araraquara e do Senar ao capacitarem 22 pequenos produtores rurais durante quase 10 meses, gratuitamente. Além da formação que seguiu metodologia de capacitação proposta pelo Senar, o Sindicato Rural ao ter Américo Brasiliense em sua base territorial, organizou todo programa contando com apoio da Prefeitura Municipal de Américo Brasiliense, Fundação Itesp e Sebrae.
Na manhã deste sábado ao considerar a abertura da feira como um sucesso, o presidente do sindicato, Nicolau de Souza Freitas, não se limitou a destacar apenas o envolvimento da entidade que ele dirige no movimento: lembrou o papel de cada parceiro e enalteceu o empenho do feirante em aprender para depois tornar-se um empreendedor rural, mediante seu próprio trabalho.
Nicolau de Souza Freitas, presidente do Sindicato Rural, ladeado por seus diretores Marcelo Benedetti e João Henrique
“No ano passado reivindicamos o programa atendendo a solicitação do prefeito Dirceu Pano; os recursos chegaram, foram utilizados e hoje garantimos a realização da feira na cidade, graças a concentração de esforços de todos. No entanto, os méritos maiores são dos produtores que viram na feira a possibilidade da realização de um sonho, permanecendo no campo e tendo uma fonte de renda que pode auxiliar na manutenção familiar.
COMO FUNCIONA
Desde março o ciclo de estudos teóricos e práticos tornou-se realidade com a Fundação Itesp recebendo a inscrição de produtores interessados. Ao todo 22 iniciaram este aprendizado, lembrou Mauro Geraldo Cavichiolli, supervisor da Fundação Itesp em Araraquara. Para ele, a instituição cumpriu seu papel e o que se tem a partir de agora são pessoas qualificadas com disposição para o trabalho e complementação de um sonho empreendedor. Durante este período, Mauro Cavichiolli sabe da importância do acompanhamento que foi realizado por Maria Clara Piai da Silva e Carlos César Rocha da Silva, também profissionais que se destacam pela convivência que mantém junto aos assentados.
Definidos os participantes do programa, o Senar e o Sindicato Rural indicaram Ângela Barbieri Nigro para instruir os futuros feirantes. Experiente pois já havia implantado com sucesso uma feira semelhante em Araraquara, Ângela desdobrou-se de forma paciente e na manhã deste sábado recebeu elogios pelo trabalho: “O Senar e o nosso sindicato sabe da importância de uma profissional com este gabarito para coordenar essa missão, salientou João Henrique de Souza Freitas, coordenador regional do órgão capacitador. Ele ressaltou ainda o carisma da instrutora e o quanto é estimada pelos participantes do curso: “A simplicidade e a firmeza dela comunga com os preceitos do Senar e a formação dos feirantes é um reconhecimento a maneira compreensiva com que a Ângela se impõe”, salientou João Henrique.
Logo cedo, neste sábado, os consumidores já compareciam em grande número
Durante a solenidade de abertura do evento, o prefeito Dirceu Pano, não conseguiu esconder seu entusiasmo e orgulho. Nas palavras expressas estava o agradecimento a todos que se envolveram na organização da feira, salientando que colocou o município a disposição pois sabia da seriedade da proposta: “São empreendedores natos, pessoas do campo, agora capacitadas e predestinadas a ter sucesso; estamos vinculando cada um desses feirantes a uma convivência com o consumidor da cidade”. Mas para isso revitalizamos a Praça do Coreto, cuidamos de todo entorno visando recepcionar o público que poderá adquirir produtos de qualidade sem a interferência do atravessador”, argumentou o prefeito.
Além de colaborar com a logística da feira, o município envolveu os setores de urbanização, defesa civil, vigilância sanitária, trânsito, elétrico, meio ambiente e cultura: “Sou grato a todos pelo empenho e os nossos sábados, dia de funcionamento da feira, serão mais festivos”, realçou Dirceu Pano.
João Henrique fazendo uma retrospectiva do curso
Em uma manhã de agradecimentos, os produtores e feirantes Rodolfo Tadashi Haraguchi e Ana Olga Bahr usaram a palavra para demonstrar a gratidão que eles nutrem pelos idealizadores do programa: “Não há palavras que expressam o nosso reconhecimento e o muito obrigado a todos que nos ajudaram”, comentou Rodolfo, que tem a sua banca na Feira do Produtor Rural em Américo. A propósito, cada um deles, recebeu o certificado de conclusão do curso.
No encerramento do evento, o presidente Nicolau de Souza Freitas fez questão de cumprimentar também o desempenho de Vanessa Veronez Leme (coordenadora da Vigilância Sanitária), Ana Lúcia Periani (diretora de Cultura, Turismo e Lazer), André Correia de Oliveira (diretor de urbanismo), João Amaral (diretor de comunicação) e Dirce Lauto Guimarães Oliveira (chefe do Departamento Municipal de Desenvolvimento Econômico).
Comissão Gestora na finalização do curso e abertura oficial da feira
Fotos: João Carlos/Enzo Peroni