Arrecadação do Fundo Municipal de Trânsito provém de multas e deve, obrigatoriamente, ser empregada em projetos de engenharia e segurança; 18 lombadas já foram instaladas
Serviços continuam sendo feitos pela cidade
Com o objetivo de reduzir a velocidade em vias da cidade com alto risco de acidentes, a Coordenadoria Executiva de Mobilidade Urbana concluiu a implantação de 18 lombadas na semana passada e já iniciou a instalação de lombofaixas.
Os recursos para as obras foram liberados pelo Fundo Municipal de Trânsito (FUMTRAN), cuja arrecadação provém de multas e deve, obrigatoriamente, ser empregada em projetos de engenharia e segurança no trânsito, de acordo com Lei Federal do Código de Trânsito n° 9.503 de 23 de Setembro de 1997.
Foi realizado pregão eletrônico para a escolha da empresa responsável pelo serviço e a contratada foi a Florestana Paisagismo Construções e Serviços. O valor total previsto para o contrato é R$ 2.654.800,00 e, além de lombadas, também consta a implantação de lombofaixas ou travessias elevadas, implantação e remoção de guias e sarjetas, construção de calçadas e rampas para deficientes físicos e reconstituição de pavimentos em Concreto Betuminoso Usinado a Quente, um revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras.
De acordo com Nilson Carneiro, Coordenador de Mobilidade Urbana, foram detectados pontos perigosos, com alto risco de acidentes, através de análise da leitura de radares e também dos números do Infosiga, um sistema de banco de dados sobre acidentes de trânsito com vítimas e sem vítimas, do governo estadual.
“A partir daí, instalamos as lombadas nestes pontos para reduzir a velocidade e, consequentemente, o número de acidente. É importante esclarecer que os recursos são do FUMTRAN, que foi criado justamente para que a arrecadação de multas de trânsito seja revertida para a segurança no trânsito. É um fundo específico, determinado por lei federal”, ressalta Carneiro, acrescentando que também já foi instalada a primeira lombofaixa, em frente à Unidade do Sesc, no bairro do Quitandinha.
“As lombadas e lombofaixas têm se apresentado como eficientes ferramentas para a redução de velocidade e para proteção do pedestre, que tem sempre prioridade na travessia”, afirma o coordenador de Mobilidade Urbana.
Pontos que receberam lombadas
*Rodoanel Norte-Oeste Dr. Otávio Arruda Camargo
*Rua Julieta Crusca de Jesus
*Av. Engenheiro Camilo Dinucci (2)
*Rua dos Eletricitarios
*Av. João Baptista Mendes Feraz – Solenis Produtos Químicos
*Rua Vereador Mario Ananias
*Rua Henrique Lupo
*Rua Ibirá x Avenida Matão
*Avenida Doutor Albert Eistein x Rua Professor Stanley Robson Cerqueira
*Rua Maria Brambilia Passos x Av. Francisco Martins Caldeira Filho
*Rua Jose Manoel de Mattos, em frente ao CER Rosa Broglio
*Rua Dr. Giuseppe Aufiero Sobrinho, em frente ao residencial Parque Alentejo
*Avenida Lavineo de Arruda Falcão, 978 – Supermercado Dia – Jd. Del Rey
*Rua Julieta Crusca de Jesus x Avenida Prof. Gustavo Fleury Chamillot
*Avenida Luiz Dosualdo x Rua Marechal Arthur Costa e Silva
*Avenida Pedro José Laroca x Av. Domingos Ferrari Junior (2)