Home Geral

Documentário indígena apresenta o resgate e utilização do barro na vida da comunidade

980
Barro Indio

Filme da programação do Ciclo de Cinema no Mês do Índio será nesta terça (09), às 14 horas, no Museu Voluntários da Pátria

Barro Indio

A programação do Ciclo de Filmes sobre a questão indígena, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, exibe nesta terça-feira, 10 de abril, o documentário “Celebrando o Barro, Celebrando a Vida”. A atividade tem início às 14 horas no Museu Voluntários da Pátria, e é seguida por uma visita monitorada à sala de acervo indígena. A programação é gratuita.

“Celebrando o Barro, Celebrando a Vida”, do cineasta araraquarense Paulo Souza, é um documentário indígena produzido na aldeia Pataxó da Jaqueira no Sul da Bahia, que mostra o resgate e utilização do barro na vida daquela comunidade.

O documentário foi gravado em uma aldeia Pataxó de Porto Seguro, no Sul da Bahia e revela aspectos socioantropológicos da tribo, como a recuperação dos saberes e os fazeres relativos à cerâmica. Os ensinamentos ancestrais são expressos no resgate de várias práticas, como no uso do barro pelos jovens artistas da aldeia Pataxó da Jaqueira.

Vale destacar que a região de Porto Seguro concentra aproximadamente 14 mil indígenas, divididos em 22 aldeias. O grupo Pataxó da Jaqueira fica restrito a uma população com cerca de 100 índios.

Após a exibição do documentário haverá visita guiada pela sala que apresenta a mostra de longa duração do acervo indígena. Os visitantes poderão observar objetos de uso pessoal, como: adornos em geral, objetos de caça e pesca, e objetos do cotidiano de vários grupos indígenas do Brasil.

O Ciclo de Filmes sobre a questão indígena segue até o dia 26 de abril, na Sala de Eventos Temporários do Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria. A programação desta semana conta ainda com: “Terra Vermelha” (dia 10), “O Povo Dourado Somos Nós” (dia 11), e “Estratégia Xavante” (dia 12). Depois, na próxima semana, a programação segue variada.

Ainda, na programação com temática indígena, acontece o minicurso “Desenho Arqueológico – Reconstituição de Cerâmica”, a ser realizado nos dias 11 e 12 de abril, das 14h às 18 horas, no MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara. A ideia é apresentar as técnicas e programas para reprodução dos desenhos das peças no computador, além de realizar aulas práticas de como vetorizar, rotacionar e calcular o volume das cerâmicas arqueológicas.

“Desenho Arqueológico – Reconstituição de Cerâmica” tem como facilitadores: a arqueóloga e ilustradora Carla Pequini e o Prof. Dr. Robson Rodrigues. As inscrições podem ser efetuadas por telefone: (16) 3332-4933 no MAPA ou (16) 3322-4887 no Museu Voluntários da Pátria.

O Museu Voluntários da Pátria está localizado na Praça Pedro de Toledo, enquanto o MAPA fica à Rua Voluntários da Pátria na esquina da Av. Portugal – ambos no Centro de Araraquara.

SERVIÇO:

Ciclo de Filmes sobre a questão indígena + visita monitorada à sala de acervo indígena

Local: Museu Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo, s/nº – Centro)

Data: 08 a 26 de abril

Horário: 14 às 16 horas

Grátis