Home Geral

Doria irá privatizar aeroporto de Araraquara

53

Quando assumiu o governo de São Paulo, o tucano apresentou um programa de concessão de equipamentos públicos

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), quer privatizar 20 aeroportos localizados no Estado de São Paulo, a maior parte deles nas cidades do interior. Em visita nesta quarta-feira (9) a Barretos, o tucano confirmou estudos para a inclusão do Aeroporto Municipal Chafei Amsei, na cidade, no Programa Estadual de Privatização do Estado de São Paulo.

Segundo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), nenhum aeroporto ficará sob concessão do governo, na macro região quem ganhará com as concessões será Araraquara, São Carlos, Franca e Ribeirão Preto.

De acordo com a administração estadual, os projetos serão desenvolvidos pela Agência Reguladora de Transportes (Artesp) e pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) a partir de estudos de viabilidade técnica e econômica. 

O aeroporto de Barretos foi administrado pelo Daesp de 1978 até 2012, mas desde então concedeu sua gestão à prefeitura, que ficou responsável por sua administração e manutenção. Atualmente, ele atende principalmente demandas da área de saúde – especialmente pacientes que buscam tratamento – e o turismo impulsionado pela Festa do Peão.

“Teremos uma reunião com todos os presidentes das companhias aéreas brasileiras e o presidente da Anac para planejar esse programa, que será desenvolvido em quatro anos. Não é um fato instantâneo e faremos com planejamento”, declarou João Doria.

O Estado de São Paulo possui uma rede composta por 26 aeroportos administrados pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp). Estes aeroportos, que têm foco na aviação regular (comercial) e aviação geral (executiva/táxi aéreo).

Os maiores estão localizados nas cidades de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente. Somente em novembro do ano passado, juntos eles receberam mais de 152 mil passageiros.

Araraquara sem voos

Com R$ 8 milhões em investimentos, o aeroporto de Araraquara foi reaberto ao público em dezembro de 2013, mas desde 2014, a única empresa a operar na cidade, a Azul Linhas Aéreas, deixou de operar e, desde então, a cidade não recebe mais voos comerciais.