Home Geral

Douglas Onça, a fera volta a campo

442
Douglas Capa

Associação Desportiva da Polícia Militar, mais conhecida como Grêmio ADPM, está comemorando um ano de existência de sua escolinha de futebol

Douglas Capa

No comando dos mais de 120 atletas mirins está Douglas Onça, que carrega na bagagem uma história de glórias em sua carreira profissional. Onça já dirigiu categorias de base da Ferroviária e sagrou-se campeão paulista 2013, Copa do Brasil 2014 e Brasileiro em 2014. Como coordenador técnico das Guerreiras Grenás foi campeão da Copa Libertadores Feminino realizado em Medelín na Colômbia em 2015.

Voluntário neste projeto Douglas levou consigo outro nome forte no esporte araraquarense José Carlos Rosa, ex atleta profissional do futebol com atuação em vários clubes e que atualmente trabalha com a equipe sub 17 feminina da Ferroviária.

Ceris presidenteNa direção da ADPM está Ceres da Silva Franco

A presidente da associação Ceres da Silva Franco, diz que era um sonho tanto dela como dos associados fazer uma escolinha, mas não tinham condições, “mas de repente essa alma boa caiu na minha mão, fiz a proposta a Onça para se voluntariar e encarar conosco esse projeto, ele aceitou e hoje já estamos fazendo um ano de escolinha”. Ceres diz também que a preocupação era levar para o projeto uma parte social, onde atendesse também quem não era associado. Estipulou então um numero de vagas para atendê-los, onde esses alunos como os associados tem que se enquadrarem, com presença, escolaridade, boletins e boas notas, caso contrário não participam dos torneios. Para a presidente, essa escolinha mudou a cara do bairro e trouxe as famílias de volta ao clube, diz ainda que devido a história de Douglas e Rosa, garotos de bairros distantes tem frequentado as aulas.

Onça conta que foi assistir a um jogo de seu filho na quadra do clube e percebeu que o espaço estava sem atividade, afinal a associação tem 3 campos, um espaço onde poderia desenvolver atividades também social, isso o fez atender ao chamado de Ceres.

Time completo

Douglas diz que a maioria das crianças do bairro sentia falta de uma escolinha, “Araraquara é um celeiro de craques, sempre revelou grandes atletas e hoje já temos inclusive projeto para expansão, temos vários amigos que também querem participar e isso vai virar uma bola de neve, sempre voltado para o social”. As crianças envolvidas no projeto são de 8 a 12 anos, mas há também os de 14 anos que participam, Douglas acha importante que eles cresçam nesse ambiente, que entendam como tudo funciona, passa também a eles a importância de se trabalhar em equipe, “o futebol é um esporte coletivo e cada um tem a sua importância, aqui eles aprendem a fazer várias funções.”

Estas crianças não tiveram a oportunidade de ver Douglas Onça em campo vestindo a camisa 10 da Associação Ferroviária de Esportes, mas os avós e os pais com certeza contam sobre a memorável vitória na Taça de Ouro quando a Ferroviária venceu o Grêmio 3 a 1 dentro do Olímpico, naquela tarde do dia 30 de Abril de 1983, valendo pela Terceira Fase do Campeonato Brasileiro 1983. Fizeram os gols: Bonamigo, pelo Grêmio, e Bozó, e Casemiro (contra), da Ferroviária, mas o gol mais bonito foi do menino da Vila Xavier, quase do meio de campo o goleiro Remi (reserva Mazaropi) tomou um golaço por cobertura da fera Douglas Onça.

Hoje esta fera além de ensinar os segredos dos fundamentos, táticas e técnicas aplicadas no futebol, Douglas se preocupa com a formação do caráter do homem usando os ensinamentos cristãos as crianças, priorizando os valores éticos e morais através do futebol, tendo como inspiração aquilo que Olivério Bazani Filho um dia lhe concedeu como ensinamento.

As crianças que tiverem interesse podem se dirigir até a ADPM e fazer uma aula experimental, com os mitos do esporte, se gostarem já se inscrevem, as aulas acontecem às Terças, Quintas e Sábados. Onça e Ceres conseguiram com alguns parceiros uniformes mais em conta para as crianças que adoraram a nova roupagem e já são conhecidos no bairro como os azuizinhos do Grêmio.

Edio e filhoO vereador Edio Lopes acompanha seu filho nos treinos

Para o vereador Edio Lopes, que tem seu filho de 12 anos participando da escolinha, diz que o projeto é excelente, as crianças vêm com vontade, tirando muitas crianças da rua e dando vazão ao sonho de se transformarem em grandes craques. “Aqui além de futebol eles aprendem a coletividade, o dialogo, a parceria, nem todos serão grandes jogadores, mas com certeza serão grandes pessoas”- afirmou o pai.

O esporte ao longo tempo tem transformado vidas, mudando perspectivas e levando jovens a novos caminhos e a contar com a ajuda de pessoas especiais como Douglas Onça, que é respeitado e querido por todas essas crianças, terão certamente um futuro brilhante.

Douglas com criançasDouglas no comando dos times da ADPM