
Prefeito Edinho Silva com Carlos Bernardes, presidente da Câmara de Torres Vedras
O prefeito Edinho Silva participou na tarde desta segunda-feira (05), em Torres Vedras, Portugal, da Conferência “O papel das plataformas colaborativas na promoção da economia social: os casos de Torres Vedras e Araraquara”.
Edinho salientou que a economia social e solidária faz parte do termo de cooperação assinado entre as duas cidades e que se trata de um tema fundamental no momento que vivemos, tornando-se um instrumento importante para enfrentarmos o desafio de desemprego estrutural.
Durante a conferência, destacou Edinho, pude apresentar os trabalhos e programas que desenvolvemos em Araraquara, que foram reforçados pela fala da coordenadora de Economia Solidária e Criativa do município de Araraquara, Camila Capacle.
“Nosso grande desafio é gerar riqueza sem degradar, destruir os recursos naturais e oprimir os trabalhadores. Nesse sentido a economia social e solidária assume um papel central, assim como a economia criativa. São ações alternativas de auto-organização dos trabalhadores para geração de trabalho e renda”, afirmou aos dirigentes portugueses.
Para ele, a economia social e solidária não pode ser debatida somente como um enfrentamento ao desemprego, mas sim como instrumento de construção de novos valores na geração econômica e produção de riqueza.
Participaram da conferência desta tarde em Torres Vedras, o presidente da Câmara Carlos Bernardes, a vereadora Ana Umbelino, o padre Vítor Melícias, representando o Centro Torriense de Estudos de Economia Social, a presidente da Associação Incluir +, Inês Salgado, a representante da ecoMAR, Carmem Quaresma, a coordenadora de Ação Social do Centro Paroquial de Campelos, Olga Louro, e a diretora técnica da APECI, Anabela Correia. Estiveram presentes ainda o professor da Universidade de Lisboa, Jorge Sá e o ex-reitor do Instituto Universitário de Lisboa, Luís Reto, além do adjunto do presidente da Câmara de Torres Vedras, João Pereira.
VISITANDO A JOPER E A TOMIX
Jorge Facaia Pereira, Edinho Silva e Paulo Santos Damião
A comitiva de Araraquara que está em Torres Vedras visitou na manhã desta segunda-feira o complexo industrial que aglutina a produção das empresas Joper e Tomix, fabrucantes de equipamentos para a produção agroindustrial.
A empresa é umas das líderes do ramo em Portugal, e exportadora para Europa, África, América do Sul, inclusive o Brasil.
A delegação foi recepcionada pelos acionistas Jorge Facaia Pereira e Paulo Santos Damião, que demonstram interesse em desenvolver parceria com a nossa região. O grupo se mostrou interessado no nosso processo de formação de mão-de-obra, bem como se dispõe a estudar a viabilidade econômica do nosso mercado de equipamentos.