Home Geral

Edio Lopes é lançado pelo PT como candidato a deputado federal

105
Edio Lopes 1

Edio Lopes 1Nome será oficializado na convenção do partido

Agora é oficial: Edio Lopes é pré-candidato a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores e vai formar dobradinha com Márcia Lia, que já é deputada estadual e busca a reeleição em outubro. O nome de Edio deverá ser homologado durante convenção do partido a ser programada entre 20 de julho e 5 de agosto. A definição da pré-candidatura aconteceu em reunião do PT no Plenarinho da Câmara Municipal.

Com a escolha de Edio Lopes o partido presidido em Araraquara por Everson Inforsato concorre com políticos eminentemente da cidade o que é considerado pelo prefeito Edinho Silva como um fator importante por parte daqueles que se apresentam predispostos em trabalhar para o povo.

Além da militância petista também participou do lançamento da pré-candidatura de Edio Lopes o vice-prefeito Damiano Barbiero Neto que atualmente é vice-prefeito e presidente do PP em nossa cidade. Ainda prestigiaram o político os vereadores Tenente Santana (PSDB), Lucas Grecco (PSB) e Paulo Landim (PT).

SUA HISTÓRIA  

Edio Lopes nasceu na fazenda Jequitaia, no município de Boa Esperança do Sul (SP), em 26 de fevereiro de 1967. Casado com a enfermeira Daniela Lopes e pai de Murilo, o filho de Aderbal e Olga Lopes veio para Araraquara aos 7 anos de idade, quando passou a morar com sua família em uma chácara conhecida como Santa Ângela, atual bairro Santa Clara, onde viveu até os 22 anos de idade.

Aos 14 anos, passou a dividir sua jornada entre o Jardim América, a graxa dos veículos da antiga Vemara, atual Arafor, e a escola no turno da noite. Na Arafor, Edio conquistou diversos postos de trabalho: iniciou com o cargo de ajudante de mecânico, passou a oficial e chegou a consultor técnico de autos.

Em 1986, iniciou sua militância no PT, começando uma trajetória de luta por igualdade. Como cristão, compreendendo a importância de uma ação libertadora em prol dos empobrecidos, desde 2000 faz da igreja católica um espaço para desenvolver trabalhos de reabilitação de jovens usuários de drogas ou em situação de alcoolismo, além de reconciliação de casais em conflito, reestruturação familiar e diversas atividades sociais e filantrópicas no interior do Movimento Maranata.

Sempre atento aos problemas de sua comunidade, assumiu, em 2005, a direção da Associação de Moradores do Bairro Cecap (SABITA). Sua trajetória política está intimamente ligada ao tema da participação popular. Entre 2001 e 2003, foi delegado e conselheiro do Orçamento Participativo. Em 2004, assumiu o cargo de assessor na Coordenadoria Executiva de Participação Popular durante a gestão do prefeito Edinho Silva.

Em 2008, Edio Lopes alcançou o reconhecimento pelo seu trabalho comunitário, sendo eleito vereador pelo Partido dos Trabalhadores. Em 2012, foi reeleito e assumiu a liderança da bancada do partido. Com a segunda reeleição, em 2016, com 987 votos, assume seu terceiro mandato consecutivo.