Valor pode representar uma transformação muito grande na capacidade de investimento do Daae
Se realmente o Estado é devedor e a dívida vem de longe, isso demonstrará a capacidade do gestor
O vereador Edio Lopes (PT) está pedindo informações ao Governo do Estado de São Paulo sobre uma dívida da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) com o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae), em torno de R$ 70 milhões. O pedido foi apresentado na Sessão Ordinária de terça-feira (12).
No documento, o parlamentar pede detalhes sobre o valor da dívida e o ano em que ela passou a existir. Solicita, ainda, as alegações apresentadas pela Fazenda Pública do Estado para justificar a suspensão do pagamento da dívida e o posicionamento em relação à sua quitação. Lopes também questiona se haveria interesse do Governo Estadual em quitar a dívida, cedendo ao município bens imóveis, localizados na cidade de Araraquara, que estariam em desuso.
MELHORA TUDO
Para o vereador, o valor representaria um substancial aumento na capacidade de investimento da autarquia. “O valor é muito alto e pode dar capacidade para o Daae melhorar uma série de questões importantíssimas para a cidade. Com este valor, dá para modernizar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), fazer o desassoreamento e recuperar a represa de captação da Fazenda Três Irmãs, melhorar o programa de redução de perdas, recuperar e modernizar os pontos mais antigos de distribuição de água, reformar reservatórios e muito mais. Essa questão precisa ser resolvida, para benefício da cidade”, ponderou Lopes.
Nota da redação:
Se realmente o Estado deve R$ 70 milhões ao Daae, logo se imagina que o povo tem pago a conta de uma água tão cara duplicada pela taxa de esgoto, e só agora cobrar é um desrespeito a população e aos cofres públicos. Não sabemos quanto tempo se arrasta a dívida, mas a continuidade do fornecimento é uma afronta ao outro tipo de contribuinte que vê seu abastecimento cortado quando atrasa o pagamento.