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Eleições e tarifas públicas mantêm fracas as vendas do varejo em outubro

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Varejo 428

Varejo 428As vendas à vista recuaram 3,8% em outubro

O movimento de vendas do varejo paulistano caiu em média 0,4% em outubro sobre o mesmo período de 2017, de acordo com o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

“As vendas do período foram fracas devido à incerteza das eleições, que fez com que os consumidores adiassem decisões de compra. O aumento das tarifas públicas – energia elétrica e gasolina – também foi outro fator que diminuiu o poder aquisitivo das famílias”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comercias do Estado de São Paulo (Facesp). 

As vendas à vista recuaram 3,8% em outubro, também prejudicadas pelo clima relativamente frio, que não estimulou a moda Primavera-Verão. Por outro lado, as transações a prazo tiveram alta de 4,6% no período, beneficiadas pela queda dos juros e pelo alongamento dos prazos.

VARIAÇÃO MENSAL

Em relação a setembro, as vendas de outubro aumentaram em média 13,5%. Apesar de setembro não apresentar datas comemorativas importantes para o comércio, o mês teve dois dias úteis a mais. Porém, outubro mostrou-se mais forte, puxado pelo Dia das Crianças, que tem intenso movimento de compras.

De um modo geral, o movimento das vendas do comércio em outubro não deve servir como parâmetro para avaliar as vendas do fim do ano. “O mês apresentou fatores circunstâncias – eleições e aumento de preço dos serviços públicos – que não são medidores para a projeção de vendas do fim de ano. Um outro ponto positivo para o futuro é que tradicionalmente a confiança do consumidor costuma subir após as eleições”, estima Burti.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.