Home Geral

Engenheiro contesta Edinho e diz que “não é político e nem politiqueiro de plantão”

350
Gigantão 131

Em viagem a cidade de Sacramento, em Minas, o engenheiro Renato Monteiro de Almeida, ao ter ciência da nota assinada pelo prefeito Edinho tecendo críticas a ele e ao engenheiro Wilson Léo, rebateu dizendo que “vidas estão em jogo” e que o laudo do engenheiro Roberto Massafera deve ser isento.  

Gigantão 131Engenheiros Renato Monteiro de Almeida e Wilson Léo enviando ao Ministério Público novos documentos sobre os riscos oferecidos pelo Gigantão

As imagens evidenciando problemas estruturais no Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão, veiculadas pelo RCIARARAQUARA.COM nesta sexta-feira (26) deverão ser anexadas ao processo que discute a interdição da praça de esportes, disse neste sábado (27), o engenheiro Renato Monteiro de Almeida que alertou o Ministério Público sobre os riscos que o Gigantão vem oferecendo por conta de problemas estruturais. O assunto vem sendo analisado pelo MP que já tem em mãos um laudo técnico assinado pelo engenheiro Roberto Massafera, defendendo a obra.

Com base então neste documento de Massafera, o prefeito Edinho Silva enviou nota à imprensa afirmando que “o Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão, não possui qualquer risco de desabamento ou outro problema estrutural que ofereça risco a seus frequentadores. Isso é comprovado por laudo técnico do engenheiro Roberto Massafera, que foi a responsável pela construção do espaço esportivo e tem acompanhado todas as obras de manutenção ao longo dos últimos anos.

Roberto Massafera, que recentemente deixou a cadeira de deputado Estadual, é engenheiro civil formado em 1967, na 11ª turma da EESC – Escola de Engenharia da USP de São Carlos, com cursos de pós-graduação em planejamento urbano, especialização em administração pública (UNESP-ARARAQUARA) e MBA em gerenciamento de empreendimentos (Poli-USP). As obras de construção do Gigantão foram iniciadas antes de Massafera se formar.

Gigantao 132Rachaduras que podem comprometer a sustentação do teto sanfonado 

ESPECIALISTA DISCORDA

Neste sábado, embora em viagem a Sacramento, Minas Gerais, o engenheiro Renato Monteiro de Ameida, se manifestou através de nota, rebatendo o laudo técnico de Massafera e a nota enviada pelo prefeito Edinho Silva.

Ao nosso Portal, Renato de Almeida encaminhou a seguinte declaração:

“Renato Monteiro de Almeida, Engenheiro Civil, CREA 068.502.257.3, vem por meio desta esclarecer que a declaração do prefeito Edinho Silva se trata de mera infantilidade ou baixo sofismo pois não me parece que o prefeito Edinho tenha participação nesta resposta, pois o mesmo é dado ao diálogo.

Tenho a explicar que o laudo do Engenheiro Roberto Massafera, está coberto de “vaidades” pessoais e não apresenta dados técnicos de que há estabilidade; de outra forma temos que entender que tal laudo deve ser isento, pois “vidas” estão em jogo e isso é inadmissível.

Na verdade não há e nunca houve problema político, o que há é que o ser humano merece respeito e assim sendo não se pode ficar a mercê de um prédio que vai desabar, tão somente.

Eu sou um profissional comprometido com a “Engenharia”, não sou político e nem “politiqueiro de plantão”, mas basta que se retire o “ser humano” debaixo daquela “armadilha” para que eu me cale!

Com relação à parte técnica estou à disposição para dar os esclarecimentos que qualquer autoridade julgar necessária.

Repudio os comentários que fizeram a respeito do Engenheiro Wilson Léo, que saibam todos foi vítima do PT e do Sr. Edinho Silva que o perseguiu sempre.

Até por inteligência o prefeito Edinho deveria salvaguardar a vida dos seus cidadãos para que no futuro não venha a perder os votos daqueles que vão estar lá embaixo do Gigantão, bem como os votos de familiares e amigos.

Durante 15 anos, desde 2004, estamos esperando que alguém acabe com as mentiras afirmadas pelo Engenheiro Roberto Massafera e, graças a Deus o Promotor Dr. José Carlos Monteiro e seu assistente Dr. Nelson Giacomini, estão empenhados em proteger a população dessa “armadilha” com nome de Gigantão.

Renato Monteiro de Almeida

EMPURRANDO COM A BARRIGA

Em 2017 uma notícia veiculada pelo G1 já falava que – “com trincas e infiltrações, ginásio Gigantão não pode receber eventos.”. Além de destacar que foi feito um acordo provisório com a Prefeitura de Araaquara, na oportunidade o Ministério Público pede pediu um laudo para saber se o local é seguro e quais reformas precisam ser feitas.

Em 2010, parte do teto do local desabou. Um inquérito foi aberto e o MP acompanha a situação. Depois das obras, o espaço foi reaberto em 2013 e, desde então, vistorias periódicas deveriam ser feitas. Como nada foi entregue nesse período, o Centro de Apoio Operacional à Execução, ligado ao MP fez uma avaliação do prédio e encontrou trincas e sinais de infiltração.

Oito anos se passaram e a Prefeitura não apresentou o laudo. No final do mandato de Marcelo Barbieri foi feita – segundo o ex-secretário de Obras, Valter Laxixa, hoje aposentado – uma pasta com documentos que deveriam requerer o laudo técnico. A recomendação de acordo com Laxixa, seria deixar para o prefeito Edinho continuar com o processo, o que também não aconteceu – passados quase três anos desta gestão.

IMAGENS SERÃO ANEXADAS

Ao RCIARARAQUARA o engenheiro Renato Monteiro de Almeida disse neste sábado que – ainda nesta semana serão apresentadas ao Ministério Público as imagens feitas pelo portal. Os documentos deverão ser anexados ao processo para mostrar o avanço das trincas e em alguns lugares as rachaduras do prédio em suas partes interna e externa.

Também nesta segunda-feira o RCIARARAQUARA deverá veicular com exclusividade como complementação do seu trabalho jornalístico as imagens captadas no teto (telhado) do Gigantão com o sobrevoo de um drone. Empresa especializada foi contratada pelo nosso Portal para realizar as filmagens que também serão anexadas pelos engenheiros no processo, o que para eles é de imprescindível valor, mostrando de forma técnica e documental os problemas existentes na estrutura do prédio.