Home Geral

Faleceu nesta quarta-feira a empresária Ana Maria, da Confecções Welmar

580
Ana Maria 20

Ana Maria 20Ana Maria no início das suas atividades como empresária na Confecções Welmar

Será sepultada na tarde desta quarta-feira (07), a empresária Ana Maria Alves Ferreira Pascoalato, que até o ano passado comandava com brilhantismo a Confecções Welmar, uma das mais conceituadas empresas do ramo de uniformes na região. Já adoentada ela até que buscou lutar contra a doença, contudo, aconselhada pelos familiares iniciou uma série de tratamentos, encerrando assim as atividades da fábrica.

A VIDA DE ANA MARIA

Em julho de 2015, por conta de uma homenagem que lhe foi prestada pela Associação Comercial e Industrial de Araraquara então presidida por Renato Haddad, a Revista Comércio e Indústria conversou com Ana Maria; naquele dia de junho, ela lembrava com carinho as histórias que seu pai, Welson Alves Ferreira, contava sobre a fundação da Confecções Welmar: “Eu prestava muita atenção em cada frase dita por ele, pois quando ainda era criança, entendia que tudo aquilo poderia ser de grande utilidade no futuro”. E foi assim que tudo começou, recordava a empresária que passou a estar à frente da empresa, a partir de 6 de junho de 1967.

A empresa administrada por Ana Maria, foi fundada por Welson Alves Ferreira, professor e o dentista Elcio Marcantônio, a Welmar – Wel (Wel…son) e Mar (Mar…cantônio). Eles tinham uma visão futurista sobre o ramo de confecções, tanto é que decidiram abrir inicialmente uma pequena fábrica de camisas na Rua 9 de Julho. Posteriormente mudaram para a Rua Gonçalves Dias e depois Avenida Bandeirantes. Paralelamente, abriram uma loja de tecidos e confecções na Avenida Sete de Setembro, esquina com a Rua Pedro Álvares Cabral (10) e outra na Rua 9 de Julho. Incansáveis, davam expediente na empresa na hora do almoço e após o término de suas atividades.

Alguns anos se passaram e Elcio Marcantônio se desligou da empresa e foi se dedicar em tempo integral como professor da Unesp. Tornou-se ele um renomado dentista reconhecido internacionalmente na área de implantes. A sociedade terminou, mas a amizade e a proximidade das famílias perdurou por muito tempo; Elcio faleceu recentemente.

Em 1971, Ana Maria, filha de Welson, então com 16 anos, foi emancipada para que pudesse administrar os negócios, permanecendo até o encerramento das atividades. Em 1983, foram unificadas as unidades em prédio próprio de quatro andares na Av. Barroso, atualmente ocupado pelo Sicoob, cooperativa de crédito.

Ana Maria 21Ana Maria ladeada pelas filhas Carol e Beatriz

Em 1990, com sua aposentadoria garantida após longos anos na Nestlé, Darci Pascoalato, esposo de Ana Maria e genro de Welson, passou a integrar a administração da empresa até março de 2015.

Em 1995, com a inestimável colaboração de Darci, foi permitido dar a Welson sua contribuição às causas sociais, cujas necessidades sempre mereceram a sua melhor atenção. Ele passou a dirigir o então Asilo de Mendicidade de Araraquara (hoje Lar São Francisco), na posição de presidente, onde permaneceu por 10 anos. Uma das suas características pessoais sempre foi de agregar todos que com ele conviviam (funcionários, clientes e fornecedores), na realização de princípios filantrópicos, tais como participação em Facira, campanhas e eventos beneficentes.

Com Ana Maria na direção, a Welmar passou a ter como produto principal a fabricação de uniformes, com ênfase em roupas para a área médica, odontológica, farmacêutica e gastronômica, atendendo o atacado e o varejo. Seu desempenho passou a ser admirado pela classe empresarial, destacando a Welmar, voltada para o ramo de confecções, como empresa das mais conceituadas na região.

Mas foi em 21 de março que Araraquara, a Welmar e Ana Maria  perderam um dos seus grandes pilares, o Darci, ser humano de imprescindível valor. Darci, como era carinhosamente chamado, brincava com a vida e tudo para os seus olhos tinha uma infinita beleza e inesgotável fonte de bondade. Marido de Ana Maria e pai de Ana Carolina, formada em Ciências do Esporte pela Universidade UEL de Londrina e Ana Beatriz, advogada, formada pela Universidade Mackenzie de São Paulo, ele sempre disse que a vida é bela, apontando para o céu, como a dizer: “obrigado Senhor”. E deste mundo, ao lado da esposa Ana Maria, suas filhas Carolina e Beatriz e do sogro Welson, Darci deixou eterna saudade e bons exemplos.

Neste 07 de novembro chegou a vez da companheira Ana Maria partir, deixando um legado semelhante, principalmente de coragem e bondade. Ana Maria está sendo velada no Velório da Funerária Almeida e o sepultamento dar-se-á às 16h. À família os nossos sentimentos.

Ana Maria 22Ana Maria homenageada pela ex-diretora da ACIA, Marlene Porsani