Vinícius Munhoz espera fazer bom trabalho durante a Copa Paulista
A Ferroviária apresentou oficialmente Vinícius Munhoz como novo treinador para a disputa da Copa Paulista, na qual o clube é o atual campeão da competição.
Natural de Santa Maria, Rio Grande do Sul, o treinador vem de um trabalho de dois anos no comando do Internacional-SM, onde levou o time nas semifinais da divisão de acesso do Campeonato Gaúcho em 2017 e 2018. Ele espera tempo para fazer um bom trabalho em Araraquara.
– Chego para trabalhar e isso é uma das minhas características. A equipe, tendo uma boa organização com ideias claras de jogo e de análise sobre o adversário, faz com que possamos corrigir erros através dos treinamentos que vão se desenrolando durante a competição. O trabalho do treinador passa muito por isso e estou à disposição para desempenhar este papel.
– Pela grandeza que o clube representa no estado de São Paulo, sempre se espera bons desempenhos. É a atual campeã da Copa Paulista. Mas, antes disso, temos que ter a preparação. Temos que construir uma ideia. As equipes que obtém sucesso estão trabalhando desta forma. A própria Ferroviária pensa assim. Por isso, antes da Copa Paulista, teremos um período de preparação, o qual vamos tratar com muito cuidado e critério no nosso dia a dia. Queremos ter uma equipe competitiva e isso vai acontecer através disso.
Diretor executivo Pedro Martins (esq.) na apresentação do treinador Vinícius Munhoz
Munhoz da detalhes também sobre o estilo de jogo que prefere e fala de muito treinamento para aprimorar a equipe no decorrer da competição. Foi assim que consolidou um trabalho na equipe gaúcha.
– Espero equilíbrio, que procura atacar e defender, que entenda os momentos do jogo para que isso aconteça. Vamos capacitar os jogadores para isso. Me atrai também o estilo com bastante posse de bola para podermos construir as jogadas e propor o nosso jogo. Isso é uma tendência do futebol e a Ferroviária não pode fugir disso. O clube já é bastante desenvolvido neste quesito. Acompanhei um treinamento e vídeos do time. Alguns já se destacam nestas ideias e esperamos adaptá-los através dos treinamentos.
Sobre reforços, o treinador ainda não pensa sobre isso, mas abriu a possibilidade de ter jogadores com quem trabalhou no Inter-SM e em outros clubes para esta temporada.
– Estamos analisando o elenco ainda. Já vem com um grupo pronto da Série D e não temos um número certo de jogadores que farão parte da Copa Paulista. O ideal é esperar o período de treinamento e avaliarmos os jogadores, mas ainda não conversamos sobre contratações. Quanto a isso, estabelecemos critérios. É difícil acertar 100% quando contratamos, mas quando escolhemos atletas que já trabalharam conosco, a gente possa diminuir esta margem de erro. Temos tempo até o início da competição e tudo é decidido em conjunto. Vamos tratar as contratações desta maneira.
A Locomotiva estreia na Copa Paulista apenas na segunda rodada da competição, no dia 8 de agosto, quarta-feira, às 18h30, diante do Red Bull, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.
Crédito das fotos: Beto Boschiero/Assessoria Ferroviária – Reprodução/Facebook Ferroviária