O ano de 2018 tem sido abaixo das expectativas para a Locomotiva
No último domingo, a Ferroviária se despediu da Série D do Brasileirão com derrota para o Novo Hamburgo. Além disso, a equipe não conseguiu sequer uma vitória na competição, que era tanto almejada pelo clube e sua torcida em um possível acesso para a Série C.
Apesar dos desejos, a realidade do time de Araraquara no ano de 2018 tem sido bem diferente do que o planejado. Após as participações no Paulistão e na Série D, a Locomotiva tem, até agora, o pior aproveitamento de sua história no século XXI, segundo dados levantados pelo Museu de Futebol e Esportes.
São 21 jogos, com 3 vitórias, 11 empates e 7 derrotas, tendo 31,7% de aproveitamento neste primeiro semestre. É o quarto pior da história do clube.
Dos três triunfos, dois foram pelo Paulistão: vitórias contra Linense e Santo André, equipes que foram rebaixadas na competição. A outra vitória aconteceu pelo Troféu do Interior, quando equipe vence o Red Bull, na Fonte Luminosa.
Neste século, em 2003, ano em que foi rebaixada para a quarta divisão paulista pela segunda vez, teve o seu pior desempenho: 37 jogos, 9 vitórias, 11 empates e 17 derrotas, possuindo um aproveitamento de 34,2%.
O pior ano da história grená aconteceu em 1996, na qual foi rebaixada para a Série A2 do Paulistão e só retornou em 2016. Foram 31 jogos, com apenas uma vitória, dez empates e dezenove derrotas, um aproveitamento de 13,9%.
No mesmo ano, a Ferroviária abdicou da disputa do Brasileirão da Série B, devido a profunda crise financeira que levou o clube a se tornar uma sociedade anônima em 2003, leiloando o estádio da Fonte Luminosa e complexo aquático, que hoje pertencem a prefeitura.
Outro fato importante a ser destacado é que, atualmente, a troca de elenco tem influenciado no rendimento da equipe. No Paulistão e Série D deste ano, por exemplo, houveram dispensa de jogadores, empréstimo e novas contratações.
Pela terceira vez, Ferroviária deve ter elenco diferente para Copa Paulista
Para a disputa da Copa Paulista, segundo a diretoria da Ferroviária, isso deverá acontecer novamente, ou seja, três elencos para três campeonatos diferentes.
A partir desta competição, o aproveitamento da Ferrinha mudará, já que terá pela frente, no mínimo, 12 jogos a serem feitos pela fase de grupos da primeira fase.
Confira os 10 piores aproveitamentos do clube em sua história:
Aproveitamento deste ano é um dos seus piores neste século – Crédito: RCI Araraquara
Crédito das fotos: Adilson Germann/JEA Comunicação e Beto Boschiero/Assessoria Ferroviária