Na “Greve geral”, chamada pelas Centrais Sindicais contra a reforma da Previdência e contingenciamento da Educação que aconteceu nesta ultima sexta-feira (14), com concentração na Praça Santa Cruz no centro de Araraquara, os ânimos se acirraram entre a direita e a esquerda.
Rodrigo Ribeiro, membro da Direita São Paulo, e assessor parlamentar do Deputado Estadual Douglas Garcia (PSL), estava na praça onde acontecia a concentração quando foi percebido por manifestantes, segundo vídeo enviado à redação, foi hostilizado e obrigado a se retirar do local.
Rodrigo disse ao Portal RCIAraraquara que “estava passando pelo local e fiz uns registros com meu smartphone, até que fui identificado pelo professor Tadeu Marcato, que avisou ao Dimitri, líder do PCO que eu estava presente. Este, pegou o microfone e começou a me chamar de inimigo dos professores e estudantes e incitou os manifestantes a me intimidarem. O Tiago Pires, acompanhado de outros professores, me intimou a falar sobre a Previdência, em seguida desferiu um chute na minha coxa direita. Os comerciantes e funcionários do local rapidamente se mobilizaram para me escoltar enquanto eu chamava a polícia para registrar a ocorrência. Neste momento, um outro elemento que não consegui identificar, desferiu um golpe na minha mão direita com a haste de uma bandeira. Em seguida, três policiais apareceram, até que outros dois viessem e me conduzissem por meio de uma viatura ao 2° DP onde fiz o B.O. e registrei a lesão corporal por motivo torpe”.
O Portal entrou em contato com o professor de Filosofia e Ética Tadeu Marcato, citado por Rodrigo, que informou que no momento em que viu um membro da direita em meio a uma manifestação da esquerda, fez um comentário com Dimitri “olha que menino bobo, o que quer em meio a uma manifestação contrária a sua ideologia, logo em seguida Dimitri tomou a palavra e alertou sobre a presença dele, foi somente esta minha participação”.
Professor Marcato que é concursado no Estado, também leciona na ETEC, ressaltou que não é filiado a nenhum partido “sou militante da educação, mas acreditar que somente a direita pode manifestar-se rompe a idéia da ordem democrática”- finaliza ele.
O portal também tentou contato com Dimitri, militante do PCO, citado no B.O. mas não obtivemos retorno.
Veja o vídeo: