Home Geral

Há 49 anos o prefeito Rubens Cruz criava o DAAE

70

Daae Aniversário InternaPrefeito Edinho Silva fala aos funcionários do DAAE durante almoço de 49 anos

O DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) comemorou 49 anos de história e de prestação de serviços à população de Araraquara em um almoço nesta quarta-feira (13), no refeitório da autarquia, com presença do prefeito Edinho e de servidores.

Fundado em 2 de junho de 1969, o DAAE foi criado pelo então prefeito Rubens Cruz para enfrentar os desafios impostos pela expansão d​o município. 

Logo que foi criado o DAAE se instalou na Avenida Brasil, em frente ao prédio onde funcionou por alguns anos a Casa Barbieri. O sucesso do DAAE se deve muito ao trabalho do engenheiro Aldo Benedito Pierre e seu fiel auxiliar José Benedito de Souza, o Espingardinha.

Até então, os serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto ainda estavam subordinados ao Departamento de Obras da Prefeitura. A cidade crescia e, com uma população de quase 60 mil habitantes, começava a enfrentar sérios problemas de abastecimento e sofria com as constantes faltas de água.

Atualmente, o DAAE possui 617 funcionários e é responsável pelos serviços de água e esgoto, resíduos sólidos e gestão ambiental.

“O DAAE é um patrimônio do povo de Araraquara. Quem mantém o DAAE é a população, quando paga a conta de água, e quem deve zelar pelo DAAE são os seus servidores. O DAAE sempre foi arrojado e está voltando a investir na melhoria das redes de água e esgoto de Araraquara, perfurando poços, construindo reservatórios, modernizando a sua estrutura. Esse é o papel do DAAE”, afirmou o prefeito Edinho, que parabenizou todos os servidores pelo trabalho.

O superintendente do DAAE, Marcos Isidoro, informou que a autarquia foi classificada como a 11ª melhor do Brasil pela Revista Saneamento Ambiental. “Isso é graças ao esforço e à dedicação de todos vocês em quase meio século de história”, disse Isidoro.

O vereador Lucas Grecco (PSB), representando a Câmara, lembrou que chegou a trabalhar no DAAE e que a autarquia sempre foi preocupada com a qualidade do saneamento. “Parabéns a todos os servidores que lutam para o bem-estar da população”, relatou.

Representando todos os servidores, o presidente da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) do Daae, Andrews Wesley de Oliveira, também agradeceu a todos. “O DAAE só tem essa história por causa dos servidores.”

Ainda participaram do evento os vereadores Paulo Landim (PT) e Zé Luiz (PPS); os secretários Donizete Simioni (Gestão e Finanças), Juliana Agatte (Planejamento e Participação Popular) e Priscila Luiz (Comunicação); o chefe de gabinete, Alan Silva; além de coordenadores municipais e da diretoria do DAAE.