Início Especial Publicitário

Hospital São Francisco contempla tecnologia conservando traços da Beneficência

1493

Antiga Beneficência Portuguesa, hoje Hospital São Francisco

A São Francisco Saúde, que faz parte do São Francisco, um dos maiores grupos do segmento no país, finalizou a reestruturação do Hospital São Francisco de Araraquara. Todas as áreas já estão abertas para atender aos mais de 73 mil beneficiários da região. Foram investidos mais de R$ 60 milhões em recuperação e modernização da estrutura com base nas leis de proteção a edifícios tombados, além de aquisição de equipamentos de última geração e implantação de uma maternidade.

Em meio ainda à euforia da inauguração – um mês depois -, o grupo voltou a agitar o noticiário econômico nacional anunciando que o Grupo São Francisco aceitara uma proposta e, com isso suas empresas passariam a fazer parte da Hapvida, que se tornará com esta aquisição, a maior operadora de saúde do Brasil com quase 6 milhões de beneficiários nos planos de saúde e dental.

Novo centro cirúrgico do Hospital São Francisco

É verdade contudo que a marca do Grupo São Francisco, resgatando a tradição do hospital e revitalizando sua estrutura, fica registrada na história da cidade.

Por sinal, a declaração de Lício Cintra, CEO do Grupo São Francisco, ratifica o entendimento de que a reabertura do hospital simboliza a importância de Araraquara para a região. “Isso se reflete no grande aporte de investimentos realizados, o que nos permitiu tornar a cidade referência, com uma estrutura completa para atendimentos de alta complexidade e que permitirá gerar mais empregos e fomentar a economia local”, informa o executivo.

Setor destinado aos serviços de tomografia

A MODERNIDADE COM TECNOLOGIA DE PONTA

Do total investido no novo hospital, cerca de R$ 6.5 milhões foram direcionados à área de Medicina Diagnóstica, para a compra de equipamentos com a mais moderna tecnologia como ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia, raios-x, ultrassonografias com Doppler e densitometria óssea. Além de equipamentos de suporte à vida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e uma sala exclusiva para realização do Ecocardiograma adultos e gestantes (exame fetal).

O Centro Cirúrgico tem seis salas cirúrgicas e capacidade mensal de realizar até 533 procedimentos em diversas especialidades de alta complexidade, como cirurgia geral, vascular, gastrocirurgia, ortopedia entre outras. Um dos diferenciais é a realização dos exames de endoscopia e colonoscopia no Centro Cirúrgico com todo apoio, inclusive, de recuperação pós-anestésica especializada.

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tem dez leitos, todos com estrutura para realização de hemodiálise. A Unidade de Cuidados Especiais também conta com dez leitos dedicados à internação de pacientes com doenças crônicas e idosos. Há ainda mais 50 leitos de internação, com leitos específicos de isolamento.

A história da antiga Beneficência Portuguesa, preservada pelo São Francisco, é marcada pelas fotos dos presidentes no Salão Nobre, gesto de respeito do grupo que aqui chegou com o propósito de oferecer à população regional, atendimento humanizado através de profissionais e aparelhos dos mais sofisticados

MATERNIDADE

O hospital também já nasce com uma maternidade focada em parto humanizado. As gestantes poderão utilizar equipamentos para estimular o trabalho de parto em um ambiente acolhedor e seguro. Serão cinco leitos e duas salas de pré-parto e uma sala para cuidados com o recém-nascido. Como sequência do parto, a mãe será incentivada a amamentar logo após o nascimento do bebê, antes mesmo do primeiro banho ou pesagem.

A reforma do hospital preservou a fachada histórica, salão nobre, capela e área de atendimento que tiveram suas estruturas restauradas. Mais do que oferecer assistência de qualidade, a São Francisco Saúde reconhece a importância de valorizar a cultura local. “Por isso, desenvolvemos todo o projeto das demais áreas de maneira a harmonizar com a estrutura histórica”, afirma José Miranda da Cruz Neto, diretor superintendente de Operações do Grupo São Francisco.

AGRADECIMENTO

Em nossa visita ao São Francisco, a reportagem foi acompanhada pelo gerente de Operações Hospitalares, Adalberto Coelho Neto, a quem agradecemos pela presteza e cordialidade, o que expressa este sentimento de carinho com a cidade e o fortalecimento do vínculo com a comunidade.

Hospital Sao Francisco 148Adalberto Coelho Neto, gerente de Operações Hospitalares