Home Geral

Inter Araraquara vem com tema específico em 2018

50

Inter AraraquaraA tentativa é de evitar a ocorrência de ofensas e discriminações contra o público LGBT

Com o objetivo de promover inclusão e representatividade dos grupos minoritários nos jogos universitários Inter Araraquara 2018, que serão realizados no mês de novembro na cidade de Araraquara, a vereadora Thainara Faria (PT) esteve reunida durante a tarde da segunda-feira, 25, com alguns dos organizadores do evento.

A tentativa é de evitar a ocorrência de ofensas e discriminações contra o público LGBT, bem como contra os negros e as mulheres. Por isso, a estratégia proposta pelo representante da Agência Global Esportes, empresa responsável pela organização esportiva do evento, Mateus Colombo Bermudez, e pela parlamentar é capacitar e orientar todos aqueles que trabalharão no evento. “Enquanto parlamentar, eu represento as minorias e mantenho o meu comprometimento em defendê-las e em garantir seus direitos, principalmente, o de ir e vir com respeito e segurança em todas as circunstâncias. Por isso, sugiro que façamos um evento conjunto no plenário da Câmara Municipal para discutirmos as regras e, consequentemente, os direitos e deveres dos participantes e dos realizadores”, pontuou Thainara.

Outro ponto destacado durante a conversa é a relevância dos jogos para o município. “Araraquara é uma cidade com inúmeras universidades e, inevitavelmente, os jogos e as festas universitárias são parte do cotidiano dos cidadãos. Nesse sentido, o poder público deve zelar pelos direitos dos moradores bem como fiscalizar o modo como o evento será realizado, se este contemplará todos os cidadãos, independentemente de sua cor, gênero e orientação sexual” enfatizou a vereadora.

Bermudez também destacou que a garantia dos direitos humanos já é uma preocupação dos idealizadores do Inter Araraquara e que a intervenção da vereadora será extremante importante para a continuidade do projeto. “É imprescindível que uma representante do Legislativo Municipal esteja envolvida, pois, desse modo, conseguiremos conscientizar de maneira efetiva não apenas os estudantes, mas todos os araraquarenses”, concluiu.

Os organizadores do evento dos campi da Unesp de Araraquara, Franca, Itapeva e Sorocaba concordaram com a opinião de Mateus e reiteraram o apoio à participação da vereadora. Eles comprometeram-se também em convocar os alunos e representantes dos outros 19 campi da Unesp para acompanhar a reunião que será realizada na Câmara e será transmitida ao vivo pelo canal 17 da Net e no Facebook da Câmara (www.facebook.com/camaradeararaquara).

A expectativa é de que a reunião seja realizada no final de julho e conte com a presença dos representantes das Coordenadorias Municipais de Políticas Públicas para Mulheres, de Direitos Humanos e de questões LGBT.