Início Destaques

Isolamento social em Araraquara subiu no feriado para 52%

Bebedouro dá exemplo e faz a lição de casa e deixa isolada 67% da sua população. Araraquara também perde para São Carlos que apresentou nesta sexta, média de 57%.

27
O isolamento é a alternativa para a doença não se espalhar

Após vários dias mantendo uma média de isolamento bastante baixa, Araraquara deu um ‘suspiro’ neste dia primeiro de maio, feriado nacional, data comemorativa em homenagem ao trabalhador. De acordo com o SIMI – Sistema de Monitoramento Inteligente criado pelo Governo de São Paulo, pelo menos 52% da população ficou em casa; até então, Araraquara se mantinha em uma média de 44%, as vezes até mesmo oscilando para mais baixo.

Só que 52% ainda está muito além da média sugerida pelo SIMI que é de 70%, índice que baixaria sensivelmente o impacto da propagação do Coronavírus. Também não existe nenhuma perspectiva de ser atingido este índice pois o retorno gradativo de algumas atividades vai colocar mais gente na rua, no momento em que a doença se aproxima com mais intensidade de Araraquara.

Pontuação da média de Araraquara, segundo o SIMI; o nosso melhor índice foi no dia 19 de abril, 54%

À distância as autoridades da Saúde em nossa cidade acompanham o posicionamento de outros municípios no ranking do Estado de São Paulo, casos de São Sebastião (68%) e Ubatuba (67%) que estão situados no litoral norte. Surpreendente, contudo, é o exemplo dado por Bebedouro que fica 110 km de Araraquara e mantém uma média de isolamento social de 67%, também a segunda melhor no Estado. O município tem cerca de 78 mil habitantes, dos quais cerca de 50 mil permanecem em suas casas.

A MEDIÇÃO

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostrou neste primeiro dia de maio que o isolamento social no Estado teve uma média de 56% e dentro da capital – 55%. Araraquara perdeu até para a capital pois teve 52% e também São Carlos que isolou 57% da sua população.