Home Geral

Lançada no Colégio Progresso a Campanha da Fraternidade de 2019

128
Campanha da Fraternidade 108

Tema da campanha da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), neste ano, é ‘Fraternidade e Políticas Públicas’

Campanha da Fraternidade 108Participantes do encontro no Colégio Progresso

Ocorreu na quinta-feira passada (28) o lançamento do texto-base da Campanha da Fraternidade 2019. O evento aconteceu no anfiteatro do Colégio Progresso. O lançamento teve a participação do prefeito Edinho que ressaltou os projetos de participação popular desenvolvidos em Araraquara.

Neste ano, o tema da campanha da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) é “Fraternidade e Políticas Públicas”. A proposta é aprofundar o que são as políticas públicas enquanto garantidoras de direitos, fazer a distinção entre política de governo e política de Estado, bem como tratar do processo de uma política pública – da agenda à avaliação e ao monitoramento.

“É extremamente importante pautar as políticas públicas no momento em que vivemos. O modelo de democracia representativa ruiu, não responde mais aos desafios e necessidades da sociedade. Consequentemente, não elabora políticas públicas que consigam suprir as necessidades das comunidades. A CNBB estabelece um imenso desafio para todos nós. O nosso modelo de Estado, no Brasil e no mundo, afasta a sociedade civil do processo decisório. As políticas devem ser de baixo para cima, partir da formulação da própria sociedade, por meio da participação popular”, declarou o prefeito.

Edinho, então, lembrou as ações desenvolvidas na cidade. “Em Araraquara, temos 27 conselhos municipais. Temos conferências que elaboram planos municipais que são transformados em leis por iniciativa do Executivo. Temos o OP, Orçamento Participativo, onde a Prefeitura elabora o Orçamento a partir do que os moradores definiram nas plenárias. A democracia é construída no cotidiano, e não só ao ir votar na urna eletrônica. A construção de um novo modelo político será pela participação popular. Esse processo construirá um novo modelo de Estado. Esse não é só um desafio brasileiro, é do mundo organizado na democracia representativa”, complementou.

Estiveram presentes no evento o bispo auxiliar da Diocese de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina; o vigário episcopal, padre Cristian Capelato; o coordenador diocesano de pastoral, padre Márcio Coelho; o vigário da Matriz de São Bento, padre Marcelo Souza; os diáconos Carlos Pavan, Antonio Soarde e Rivaldir Simil; além de outros padres e diáconos de Araraquara e de outras cidades do Vicariato, e dos vereadores Elton Negrini (PSDB) e Rafael de Angeli (PSDB).